Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Seis mil policiais e bombeiros vão atuar na Bahia durante Operação Verão

Operação vai até março de 2024

  • D
  • Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2023 às 08:02

Embarcações para os bombeiros foram entregues
Embarcações para os bombeiros foram entregues Crédito: Alberto Maraux/SSP-BA

Mais de seis mil policiais militares, civis e técnicos, além de bombeiros, realizarão ações preventivas, ostensivas, de investigação e resgate durante a Operação Verão 2023/2024. A ação foi lançada nesta terça-feira (29), no Farol da Barra e no Pelourinho.

Haverá, neste período, um incremento mensal de 4.500 policiais militares, em esquema de plantões extras para aqueles que estão de folga, que totaliza investimento de cerca de R$ 2,7 milhões. A atuação ocorre na Bahia, no período de 20 de novembro de 2023 a 3 de março de 2024.

As forças estaduais vão realizar ações especiais na Baía de Todos os Santos, nas Costas do Dendê, dos Coqueiros, das Palmeiras, do Cacau, do Descobrimento e das Baleias, além da Chapada Diamantina, nos Lagos do São Francisco (Norte) e Caminhos do Oeste, entre outros sítios turísticos.

"Nossa tecnologia, empenho, e principalmente, o nosso material humano, estarão atuando em força máxima, em todo o estado. Vamos fazer o melhor verão de todos os tempos", afirmou o secretário da Segurança Pública Marcelo Werner.

Além do reforço no efetivo, foram entregues novas viaturas, entre elas embarcações para os bombeiros. O governo também anunciou investimento em reconhecimento facial e atendimento especializado.

Viaturas

R$ 22 milhões foram investidos em 125 viaturas (carros, motos e bases móveis) e quatro botes rígidos de salvamento. As viaturas de duas e quatro rodas serão empregadas nos pontos turísticos, no patrulhamento em regiões com hoteis e pousadas, nas principais vias e também no entorno dos grandes eventos.

As embarcações ajudarão na fiscalização preventiva nas praias, em regiões com rios e também lagos

Atendimento especializado

Entre as unidades que terão efetivos reforçados durante a Operação Verão estão a Delegacia de Proteção ao Turista da Polícia Civil e o Batalhão Especializado de Polícia Turística da PM, que possuem profissionais capacitados para comunicação em várias línguas para facilitar a orientação aos visitantes.