Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elaine Sanoli
Publicado em 3 de dezembro de 2024 às 06:28
Apesar do novo aumento no valor do botijão, anunciado nesta segunda-feira (2), ter surpreendido a todos, tem gente que já está preparado para colocar em prática dicas de economia. Reduzir o uso do gás já virou prática cotidiana para a população que já enfrenta, ao menos, o terceiro reajuste do gás nos últimos quatro meses. Em setembro e novembro, o valor já havia aumentado pela Acelen, empresa de energia proprietária da Refinaria de Mataripe.
O CORREIO selecionou seis dicas para economizar no gás de cozinha na hora de preparar refeições no dia a dia:
A dica parece ser universal entre os donos e donas de casa de plantão: cozinhar a comida de uma vez reduz a quantidade de gás utilizada ao longo do mês. "Eu faço toda a comida [de uma vez], como as carnes e demais proteínas, o feijão, tudo que demora mais. Congelo e uso o mínimo de gás durante a semana", conta a cozinheira hospitalar Junia Santos.
Uma forma de economizar o gás é utilizar o fogo alto para chegar no ponto de fervura dos alimentos e deixar a boca do fogão na intensidade baixa durante o restante do cozimento.
Outra boa dica é deixar alimentos fora da geladeira, pouco antes de levar ao fogão, fazendo com que eles sejam aquecidos de forma mais rápida. "Eu procuro colocar o feijão de molho antes de ir pro fogo. Se tiver um aipim no congelador, eu descongelo primeiro para colocar no fogo", afirma a dona de casa Silvânia Meirelles.
Além de deixar o alimento fora do resfriamento, outra dica é reduzir a vazão do botijão, para ampliar o tempo de duração do produto. Para isso, algumas donas de casa costumam deixar o registro do botijão levemente fechado ou até aberto pela metade.
"Eu deixo o resistência do próprio botijão um pouco desligada para não correr tanto gás e eu percebo que, de fato, meu gás está demorando mais de acabar", revela Silvânia.
Tampar a panela é uma boa pedida para quem quer aumentar o tempo de vida do seu botijão de gás. Ao fechar o recipiente, o calor fica concentrado e faz com que a comida aqueça e cozinhe de forma mais rápida, reduzindo a quantidade de gás que se utiliza.
Outra forma de reduzir o tempo de preparo e, consequentemente, o uso do gás, é utilizar a panela de pressão no preparo, para acelerar o cozimento dos alimentos. "Por exemplo, feijão, eu faço muito na panela de pressão e não cozinho feijão todo dia, tem comida que a gente não faz todo dia, cozinha para dois dias", diz a dona de casa Lídice Ramos.