Saúde nos Bairros chega a Tancredo Neves após 400 mil atendimentos

Programa oferece consultas e exames nas comunidades

  • Foto do(a) author(a) Gil Santos
  • Gil Santos

Publicado em 3 de outubro de 2023 às 13:59

Atendimentos ocorrem das 7h às 17h
Atendimentos ocorrem das 7h às 17h Crédito: Marina Silva/ CORREIO

Primeiro, eles montam a tenda. Depois, chegam os caminhões com o material para levantar os consultórios médicos, a recepção e fazer a distribuição das cadeiras que serão usadas pelos pacientes. E assim, aos poucos, do nada, a praça vai se transformando em uma clínica. O Saúde nos Bairros já passou por 18 localidades e realizou 400 mil procedimentos em Salvador. Nesta semana, a ação está em Tancredo Neves.

O projeto é uma inciativa da prefeitura e foi criado para ajudar a diminuir a demanda por consultas e exames que ficaram represadas durante a pandemia. Em geral, são oferecidos atendimentos com médicos clínicos, cardiologistas, pediatras e dentistas, mas há situações em que são demandados também oftalmologistas, urologistas e outros profissionais específicos.

Odontologia é uma das áreas demandadas
Odontologia é uma das áreas demandadas Crédito: Marina Silva/ CORREIO

A maior demanda é por ultrassonografias e exames laboratoriais. A dona de casa Nívia dos Santos, 50 anos, tem uma filha especial que estava aguardando para fazer os exames clínicos solicitados pelo médico. A mãe estava com dificuldades para marcar, então, aproveitou a edição da feira em Tancredo Neves e fez um checklist.

“Consegui fazer todos os exames que foram pedidos, e pertinho de minha casa, porque a feira foi montada perto de onde eu moro. Agora estou mais tranquila. Vou pegar os resultados e levar para o médico dela. Aproveitei e marquei um dentista para mim. Volto mais tarde para fazer uma limpeza”, contou.

Enquanto aguardavam pela consulta os pacientes ouviam uma playlist. O clássico ‘Mulher Sexo Frágil’, na voz de Erasmo Carlos, provocou um coro. A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, reforçou a importância de fazer o acompanhamento médico da saúde e lembrou do Outubro Rosa, período de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e do câncer de colo do útero.

“O programa Saúde nos Bairros busca levar para as pessoas, para as comunidades, o atendimento em saúde, desde a consulta até os exames. E nesse mês de atenção à saúde da mulher isso fica muito mais claro. A gente faz mamografia todos os dias, é um serviço que as pessoas precisam muito e que é feito com muito carinho. Não é um serviço feito apenas em outubro, é um trabalho realizado o ano inteiro”, disse.

Ana Paula visitou a feira e conversou com pacientes e profissionais
Ana Paula visitou a feira e conversou com pacientes e profissionais Crédito: Marina Silva/ CORREIO

Ana Paula explicou que cerca de 300 cirurgias foram realizadas através do Saúde nos Bairros. Foram pessoas que procuraram a feira para fazer uma consulta ou um exame, em que o médico identificou uma urgência e encaminhou para o procedimento. A gestora lembrou do Saúde dos Olhos, programa voltado especificamente para consultas e exames com oftalmologistas e que surgiu da demanda nas comunidades.

O programa Saúde nos Bairros já percorreu Bom juá, Calabetão, Tororó, Parque das Bromélias, Jardim das Margaridas, Fazenda Coutos II, Cajazeiras, Nordeste de Amaralina, Valéria, Dom Avelar, Alto da Terezinha, Campinas de Brotas, Iapi, Massaranduba, Pau Miúdo, Armação, Vale das Muriçocas, Itapuã, e atualmente também está em Tancredo Neves.

A feira foi montada na quadra de esporte na Rua da Romã, na Praça Arvoredo, ao lado da Associação de Moradores. Para participar basta levar o RG, a requisição do médico e o cartão do SUS. São cerca de 200 profissionais envolvidos na ação. Na próxima semana será a vez do Bairro da Paz receber o Saúde nos Bairros.

São cerca de 500 atendimentos por dia
São cerca de 500 atendimentos por dia Crédito: Marina Silva/ CORREIO

Veja os serviços oferecidos:

• Consultas médicas especializadas, como médico clínico, dentistas e cardiologista;

• Consulta médica pediátricas (aos sábados);

• Exames laboratoriais;

• Atendimentos odontológicos;

• Encaminhamento de pacientes para realização de cirurgias eletivas;

• Agendamento para preventivo e raio-X;

• Vacinação;

• Exames: ultrassonografias (Abdome total, mama bilateral, tireóide, doppler colorido carótidas, Pélvica (ginecológica); Eletrocardiograma (ECG), Ecocardiograma transtorácico, e mamografia bilateral.

Confira as principais informações sobre o atendimento:

• Quais os documentos tenho que levar para ser atendido?

É preciso apresentar o RG do paciente, guia de exames pretendidos e cartão do SUS. Caso não tenha guia médica é possível fazer a consulta com um dos profissionais e ele passará a requisição.

• Como é feito o atendimento?

De segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, por ordem de chegada. A exceção é para consultas com pediatras, essas são realizadas aos sábados, das 8h às 12h. A estrutura foi montada na Rua da Romã, na Praça Arvoredo, ao lado da Associação de Moradores.

• Faço os exames na feira ou em uma unidade saúde?

Depende do tipo de exame. Os mais comuns, como ultrassonografia e exames laboratoriais, são realizados na própria feira. Já os mais complexos são encaminhados para unidades de saúde, o paciente já saí com o dia e o horário marcado para fazer o procedimento.

• As especialidades são fixas ou podem variar?

Geralmente, estão disponíveis médicos clínicos, cardiologistas, pediatras e dentistas, mas a demanda pode alterar a oferta. Durante a edição em Brotas, por exemplo, houve demanda alta por urologista e, por isso, a Prefeitura levou profissionais e fez uma ação especial em prol da saúde do homem. Já em Valéria, a demanda foi maior por dentista, então, um caminhão extra foi instalado para atender a comunidade.

• Quais são os serviços mais demandados?

A maior demanda é por exames de sangue, mamografias e ultrassonografias das mais variadas. Entre as especialidades médicas depende da região, alguns bairros demandam mais pediatria ou cardiologia, mas a maior procura foi por oftalmologista, por isso, foi criado o programa Saúde dos Olhos que promove mutirões de atendimento em bairros e comunidades de Salvador.