Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

'Samba da Resistência' celebra cultura baiana com show gratuito neste sábado (12)

Roda de samba será realizada no Espaço Cultural Rumo do Vento, a partir das 17h

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 11 de abril de 2025 às 20:40

Seu Régi de Itapuã (esq) convida Guiga de Ogum (dir) para esta edição do evento
Seu Régi de Itapuã (esq) convida Guiga de Ogum (dir) para esta edição do evento Crédito: Pedro Mota Viana/Divulgação

Neste sábado (12), a partir das 17h, o coração de Itapuã vai pulsar no ritmo do samba com uma celebração totalmente gratuita. O tradicional Samba da Resistência convida o público para mais uma roda cheia de alegria, ancestralidade e cultura baiana no Espaço Cultural Rumo do Vento, Praça do Coreto (Alto da Bela Vista de Itapuã).

A festa fica ainda mais especial com a participação do grande sambista Guiga de Ogum, que levará seu novo álbum: Mundo Melhor (2024). Aos 82 anos, o mestre do samba da Bahia sobe ao palco ao lado do anfitrião do evento, Seu Régi de Itapuã, e músicos como Pedrão Abib, Coutinho, Dudu Reis, Leto Oliveira, Ana Paula Oliveira, Neto Moska e Paulo Avelar.

A roda, que é um marco da resistência cultural na cidade, promete aquecer o fim de tarde com um repertório que vai dos clássicos do samba às novidades da música baiana. A plateia também está convidada a participar e cantar ao lado dos mestres.

Fruto da iniciativa da produtora Diversom, o projeto mantém viva a essência do samba com encontros mensais no Rumo do Vento — espaço com mais de quatro décadas de história e reconhecido como Ponto de Cultura desde 2020. “Receber Guiga de Ogum no nosso espaço é realmente um presente e, ao mesmo tempo, estamos oferecendo ao povo que ainda não o conhece a oportunidade de conhecê-lo. Ele representa o samba da Bahia e do Brasil!”, celebra Seu Régi.

Para quem quiser colaborar, o Samba da Resistência propõe um valor voluntário para ajudar nos custos do projeto, via Pix: 71 99327-5880 (sugestão: R$ 20)

Sobre o 'Samba da Resistência'

Há 40 anos, a roda de Samba da Resistência acontece mensalmente, reunindo diferentes gerações em torno da cultura popular do samba. Mantendo viva uma tradição, a roda já é parte do Espaço Rumo do Vento, agregando pessoas da comunidade, artistas e músicos de diferentes idades e classes sociais.

Comandada pelo mestre Seu Régi e pelo músico Pedrão Abib, a roda recebe convidados a cada edição para fortalecer a tradição do samba.

O projeto "Rumo do Vento de Itapuã – Território de Resistência e Preservação" foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II, com recursos da Fundação Gregório de Mattos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), do Ministério da Cultura, Governo Federal.