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Gil Santos
Publicado em 10 de setembro de 2024 às 05:30
De janeiro a agosto desse ano, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor de Salvador (Codecon) recebeu 364 solicitações de cálculo referente a contrato de plano de saúde. A principal reclamação dos clientes era sobre a cobrança de taxas abusivas.
A diretora-geral da pasta, Talita Vilarinho, comentou sobre o caso durante a abertura do seminário realizado pelo Ministério Público da Bahia para discutir a situação dos planos de saúde no estado, nesta segunda-feira (9).
"Recebemos diariamente solicitações de cálculo dos consumidores e também do judiciário, especialmente sobre contrato de plano de saúde. É uma demanda grande sobre um tema muito relevante e que hoje corresponde a mais de 10% da demanda local do setor de cálculo da Codecon", afirmou a diretora-geral.
O Ministério Público instaurou 40 procedimentos para apurar notícias de supostas irregularidades cometidas pelas operadoras este ano, 17 a mais que o mesmo período de 2023. Cinco operadoras foram citadas: Hapvida (22 casos), Unimed (10 casos), Bradesco (5 casos), Sulamerica (2 casos) e Cassi (1 caso).
Segundo o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), no primeiro semestre deste ano o judiciário baiano recebeu 5.771 processo envolvendo planos de saúde e mais 3.901 questionando reajustes contratuais. Houve também 5.240 denúncias sobre tratamento médico-hospitalar.