Salvador, RMS e Feira: cidades baianas têm alerta de chuvas intensas

Há baixo risco de alagamentos e deslizamentos

  • Foto do(a) author(a) Esther Morais
  • Esther Morais

Publicado em 15 de outubro de 2024 às 07:52

Chuva em Salvador
Chuva em Salvador Crédito: Leitor CORREIO

Mais de 50 cidades baianas vão receber chuvas intensas nesta terça-feira (15). O aviso faz parte de um alerta amarelo de acumulado, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A previsão é de chuva entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia - a intensidade é considerada forte a partir de 25 mm/h - e o perigo está classificado como potencial.

As regiões atingidas são: Metropolitana de Salvador, Sul Baiano, Centro Norte Baiano e Centro Sul Baiano. Estão entre as cidades afetadas Salvador, Feira de Santana, Camaçari, Lauro de Freitas, Amélia Rodrigues, Cachoeira, Itacaré, Laje, Madre de Deus, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Simões Filho, Terra Nova, Valença e Vera Cruz. A Bahia será o único estado afetado. 

Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. A orientação é observar alteração nas encostas, evitar usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada e, em caso de emergência, obter mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Frente fria chega em Salvador 

passagem de uma frente fria em Salvador vai aumentar a chance de chuvas intensas nos próximos dias. O dia mais chuvoso da semana será esta terça-feira (15), com previsão de 90% de chuva, conforme estimativa da Defesa Civil de Salvador (Codesal).

Dois fenômenos atingem a capital nos próximos dias, são eles: uma massa de ar quente e úmida, que favorecerá o aumento da nebulosidade com poucas chuvas, e a atuação de um cavado associado à passagem de uma frente fria sobre o oceano Atlântico, que poderá provocar chuvas mais intensas no início da semana.

As temperaturas deverão variar entre 22 °C (mínima) e 31 °C (máxima).