Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 23 de abril de 2024 às 12:25
Uma árvore caiu, na manhã desta terça-feira (23), no bairro do Vale das Pedrinhas, em Salvador. Não houve vítimas ou grandes prejuízos materiais. Em abril, a Secretaria de Manutenção da Cidade (Seman) registrou um total de 115 ocorrências, sendo 82 remoções de árvores caídas, três bambus que tombaram e foram removidos, e mais 30 galhos de árvores removidos. Mais tarde, uma outra árvore foi removida no Vale do Canela.
"No mês de abril, quando a média histórica de chuva era de 285 mm, já choveu 700 mm em determinadas áreas da cidade e os ventos chegaram a 60 km/h", disse o prefeito Bruno Reis, na manhã de hoje.
Prevendo que isso poderia acontecer, desde o final do ano passado, em parceria com a Coelba, a prefeitura antecipou as podas de árvore da cidade. "A Coelba mandou 17 equipes para Salvador e nós dobramos as nossas equipes permanentes de podas de árvore. Só no mês de dezembro, foram feitas mais de três mil podas", destacou Bruno.
Ainda segundo o prefeito, nos meses de janeiro, fevereiro e março, o trabalho foi feito na mesma intensidade. Apesar disso, existem árvores que, diante do porte e dos fortes ventos, por mais que tenha sido feito o serviço de poda, não resistem e tombam.
"Nesses casos, cabe ser feita a remoção e o replantio, como foi feito hoje no Campo Grande, onde na semana passada também caiu uma árvore com mais de 100 anos", concluiu o prefeito.
O secretário da Seman, Lázaro Jezler, reafirmou que o mês de abril tem sido muito intenso, mas que o trabalho preventivo tem ajudado a minimizar os transtornos. "Tivemos queda de árvore. Assim como houve deslizamentos de terra, mas em locais onde não havia ninguém embaixo", disse.