Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 3 de junho de 2024 às 21:11
Além de Bruno Reis, que oficializou a pré-candidatura à reeleição nesta segunda-feira (3), mais cinco nomes devem concorrer ao Palácio Thomé de Souza neste ano: Geraldo Júnior (MDB), Kleber Rosa (PSOL), Victor Marinho (PSTU), Giovani Damico (PCB) e Eslane Paixão (UP).
Candidato apoiado pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), Geraldo Júnior, vice-governador da Bahia, foi eleito vereador de Salvador em três ocasiões: 2012, 2016 e 2020. A pré-candidatura do emedebista será lançada oficialmente na próxima quinta-feira (6).
Cientista social e ativista do Movimento Negro, Kleber Rosa foi candidato a governador da Bahia no pleito de 2022 e ficou em quarto lugar. Em abril, ele lançou sua pré-candidatura à prefeitura de Salvador, e Dona Mira (PSOL) foi anunciada como a postulante a vice.
Outros três nomes também devem estar na corrida eleitoral deste ano. Presidente estadual do Unidade Popular e militante do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas da Bahia (MLB-BA), Eslane Paixão tem histórico em movimentos estudantis. Ela anunciou Giovana Ferreira, coordenadora nacional do Movimento de Mulheres Olga Benario, como a sua vice.
O professor de Geografia, Giovani Domico, que esteve na briga pelo governo estadual em 2022, é o nome do Partido Comunista Brasileiro. Lançado pré-candidato pelo Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado, Victor Marinho é mais um nome que pretende competir pela prefeitura de Salvador neste ano. Os dois ainda não divulgaram os nomes dos vices.
Os partidos têm até o dia 15 de agosto para oficializar as candidaturas à prefeitura de Salvador na Justiça Eleitoral. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Caso seja necessário o segundo turno, será no dia 27 de outubro.