Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 15 de fevereiro de 2024 às 13:02
Salvador vai começar nesta quinta-feira (15) a vacinação contra dengue. A campanha tem início por meio de um ato simbólico às 14h na sede da Organização de Auxílio Fraterno (OAF), que fica na Rua do Queimado, na Liberdade. A expansão para o público-alvo será a partir desta sexta (16), quando as doses vão ser ofertadas em 30 unidades de saúde de referência, distribuídas pelos 12 distritos da cidade, das 08 às 16h (unidades abaixo).
Essa primeira fase na capital baiana contemplará o esquema primário os pré-adolescentes entre 10 e 11 anos; com o recebimento de novos lotes o público será ampliado gradativamente. Nessa faixa etária, a cidade conta 87.307 pessoas. A cidade recebeu nesta manhã o primeiro lote da vacina contra a dengue, com 56.493 doses.
Para receber a dose, deve ser apresentado documento de identificação com foto, cartão SUS de Salvador e caderneta de vacinação. Vale destacar que a aplicação será feita somente na presença dos pais ou responsável legal, garantindo um acompanhamento adequado e a segurança das crianças e adolescentes. Para vacinação nas escolas, as crianças deverão portar documento de autorização dos pais e ou responsáveis.
Em dezembro do ano passado, o Brasil incorporou a vacina no SUS, tornando-se o primeiro país do mundo a oferecer o imunizante no sistema público universal.
Salvador contabiliza 158 casos confirmados de dengue na 6ª semana epidemiológica, entre 31 de dezembro e 10 de fevereiro. O número representa redução de 65% das notificações quando comparado com o mesmo período do ano passado, quando foram registrados 453 casos.
“Salvador está na contramão do Brasil que entrou em alerta para o aumento de casos de dengue, graças a uma série de ações para o enfrentamento das arboviroses que promovemos ao longo dos últimos meses na nossa cidade. Intensificamos as atividades de monitoramento e prevenção, bem como reforçamos a conscientização sobre prevenção junto à população. A inclusão da vacina da dengue é mais ferramenta de extrema importância no SUS para se evitar casos graves da doença, principalmente óbitos. Com o avanço da imunização, esperamos que a dengue seja classificada como mais uma doença imunoprevenível, mas o enfrentamento contra o mosquito Aedes deverá continuar sendo prioridade de cada cidadão”, afirmou a vice-prefeita e secretária da Saúde, Ana Paula Matos.
ITAPUÃ
USF José Mariane
USF Aristides Maltez
SUBURBIO FERROVIÁRIO
UBS Sergio Arouca
USF Beira Mangue
USF Colinas de Periperi
USF Ilha de Maré
USF Paramana
USF Bom Jesus
CABULA-BEIRU
UBS Pernambues
USF Estrada das Barreiras
UBS Rodrigo Argolo
BARRA/RIO VERMELHO
Clementino Fraga
Multicentro Amaralina
LIBERDADE
UBS Maria Conceição
Santiago Imbassai
SÃO CAETANO-VALÉRIA
UBS Frei Benjamin
UBS Perícles Laranjeira
USF Boa Vista de São Caetano
BOCA DO RIO
USF Imbuí
PAU DA LIMA
USF JOÃO ROMA
PAU DA LIMA
USF GAL COSTA
USF SÃO MARCOS I
BROTAS
UBS Mario Andrea
USF Santa Luzia
CAJAZEIRAS
USF Cajazeiras V
USF Cajazeiras X
USF Cajazeiras XI
ITAPAJIPE
UBS Ministro Alckimin
USF Joanes Leste
CENTRO HISTÓRICO
Ramiro de Azevedo