Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 7 de março de 2024 às 18:22
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador inicia a Campanha de Vacinação contra Influenza nesta sexta-feira (8). No total, 50 unidades de saúde de referência vão ofertar as doses (lista abaixo). A mobilização vai contemplar todos os públicos elegíveis de uma só vez, ou seja, não haverá escalonamento.
A iniciativa facilita o acesso ao imunizante, garantindo a proteção da população de forma mais célere. O objetivo de antecipar o acesso a vacina é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da gripe, além de auxiliar a desafogar as unidades de urgência do município. A vice-prefeita e secretária municipal da Saúde, Ana Paula Matos vai realizar a abertura da estratégia nesta sexta (8), às 7h30, na USF Imbuí, na Rua Professor Jairo Simões.
"A vacinação é a principal medida preventiva contra a gripe, que apresenta maior incidência nos meses de junho e julho, considerados mais frios. Por esse motivo é importante a imunização agora para que as pessoas com maior vulnerabilidade estejam protegidas”, ressalta a vice-prefeita e titular da SMS, Ana Paula Matos.
Os grupos convocados para receberem apenas a vacina contra a gripe são:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos; Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos; Trabalhadores da saúde; Gestantes; Puérperas; Professores dos ensinos básico e superior; Povos indígenas; Idosos com 60 anos ou mais; Pessoas em situação de rua; Profissionais das forças de segurança e de salvamento; Profissionais das Forças Armadas; Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade).
Também fazem parte do grupo pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso); Trabalhadores portuários; Funcionários do sistema de privação de liberdade; População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Para ter acesso a dose é necessário, levar a carteira de vacinação ou cartão SUS e um documento com foto, apresentar relatório médico que comprove doença crônica - se fizer parte do grupo-, contracheque ou crachá ativo - para trabalhador de saúde ou professor - e certidão de nascimento - em caso de puérpera.
ITAPUÃ – das 8h às 17h
USF Itapuã; USF Nova Esperança; UBS São Cristóvão; UBS Orlando Imbassahy; USF Eduardo Mamede
SUBÚRBIO FERROVIÁRIO – das 8h às 17h
USF Itacaranha; UBS Bariri; Usf Alto Do Cruzeiro; USF Vila Fraternidade; USF Fazenda Coutos III; USF Bate Coração; USF Alto De Coutos I; USF Ilha De Maré; USF Ilha De Paramaná; Usf Ilha De Bom Jesus;
CABULA-BEIRU – das 8h às 17h
UBS Edson Teixeira; USF Cristovão Ferreira – Saramandaia; Ubs Rodrigo Argolo; Usf Mata Escura; Ubs Eunisio Coelho Teixeira;
PONTO FIXO: SHOPPING BELA VISTA (das 9h às 16h)
BARRA/RIO VERMELHO – das 8h às 17h
USF Menino Joel; USF Federação;
DRIVE: 5º Centro De Saúde
LIBERDADE – das 8h às 17h
USF Iapi; USF Santa Mônica; UBS São Judas Tadeu
SÃO CAETANO/VALERIA – das 8h às 17h
UBS Marecchal Doron; UBS Pericles Laranjeiras; USF Capelinha; USF Boa Vista Do Lobato; UBS Frei Benjamim.
BOCA DO RIO – das 8h às 17h
USF Zulmira Barros; USF Imbui; USF Curralinho
PAU DA LIMA – das 8h às 17h
UBS Vale Dos Lagos; UBS Pires Da Veiga; UBS Castelo Branco; USF Vila Canária; USF Vila Nova De Pituaçu.
BROTAS – das 8h às 17h
UBS Prof Mario Andrea; UBS Major Cosme De Farias; USF Santa Luzia;
CAJAZEIRAS – das 8h às 17h
USF Cajazeiras V; USF Jardim Das Mangabeiras; USF Boca Da Mata; USF Yolanda Pires
ITAPAGIPE – das 8h às 17h
UBS Virgilio De Carvalho; USF São José De Baixo
CENTRO-HISTÓRICO – das 8h às 17h
UBS Ramiro De Azevedo; Multicentro Carlos Gomes