Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Tharsila Prates
Publicado em 28 de novembro de 2024 às 09:23
Quatro municípios baianos estão com decreto de situação de emergência em vigor por conta das fortes chuvas que atingem o estado desde o final de semana passado. Ribeira do Pombal, Wanderley e Gandu, além da capital, publicaram seus decretos. De acordo com a Defesa Civil Estadual, em Gandu, o registro é de 64 desalojados, sete desabrigados, 50 feridos e mais de 300 pessoas afetadas.
Em Wenceslau Guimarães, que já havia decretado emergência, 23 pessoas foram desalojadas e 240 sofreram os impactos das chuvas. Na capital, ao menos 53 estão desabrigados somente no bairro de Saramandaia, onde uma pessoa morreu e quatro ficaram soterradas - uma delas ainda está desaparecida.
Segundo a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), a situação das rodovias baianas está sendo monitorada desde o início do período crítico das chuvas. Ocorrências como o deslizamento de terra com queda de árvores na BA-528, próximo ao Parque do Derba, já foram solucionadas, com o tráfego totalmente liberado.
Na BA-245, entre Ibitiara e Ibipitanga, os reparos na área afetada estão em andamento e devem ser concluídos até a primeira quinzena de dezembro.
A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) informa que atua no apoio aos municípios que decretarem situação de emergência e tenham a homologação deste processo para que, através da parceria com as prefeituras, cheguem benefícios como aluguel social, aquisição de alimentos, além de alojamentos provisórios. Na capital baiana, o Colégio Marinha Tavares, em Saramandaia, foi transformado em um ponto de apoio.
Com a capital em situação de emergência e alertas para municípios como Ilhéus, Itabuna, Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália - todos no sul do estado -, o governo segue monitorando os impactos das chuvas e atualizando as informações sobre os danos.