Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Monique Lobo
Publicado em 11 de dezembro de 2024 às 17:41
Gestantes acolhidas pelos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) receberam 100 kits natalidade entregues pela Prefeitura de Salvador, nesta quarta-feira (11).
Cada kit é composto por berço, colchão, banheira, mochila, fralda, mamadeiras e enxoval completo para recém-nascidos. Ao todo, foram investidos quase R$800 mil de recursos municipais para a confecção dos kits.
Durante o evento, que aconteceu na Estação Cidadania São Marcos e também contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos, o prefeito Bruno Reis destacou que, pela primeira vez, o benefício conta com o berço. “Agora, as mães da nossa cidade vão ter a certeza de que seus filhos e filhas vão dormir num berço. Está aí um kit completo, com mochila, com todos os itens que a mãe precisa. Mamadeira, roupinha, lençol, até faixinha para botar na cabeça para que a criança fique ainda mais linda do que já é. Tudo feito com muito carinho, muito amor, para dar às mães uma tranquilidade”, falou.
A vendedora ambulante Vânia da Mota Cerqueira, 33 anos, foi uma das mães beneficiadas pelo kit natalidade. Moradora de Águas Claras, ela é atendida pelo Cras de Castelo Branco e está esperando a chegada da filha, Isla, prevista para nascer ainda nesta semana.
“É um sentimento de alegria saber que a minha filha vai nascer com berço para dormir, com as coisinhas dela numa mochila, tudo guardado direitinho. Me senti acolhida, porque a gente precisa disso, realmente. Durante a correria do trabalho, a gente não tem como comprar e acaba passando sem. Então, essa ajuda vem em boa hora, são itens que são bem caros, e assim vou poder economizar para gastar em outras coisas”, disse Vânia.
Para Júnior Magalhães, titular da Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), responsável pela gestão do Cras, a assistência social municipal tem o dever de auxiliar na natalidade, fornecendo suporte às famílias de baixa renda.
"Trata-se de mais uma política pública da gestão municipal que tem como objetivo promover o acolhimento e dar apoio às gestantes em situação de vulnerabilidade social da nossa cidade, com a entrega de kit completo para que elas possam se preparar para a chegada do bebê, tornando-as mais seguras em diversas situações nesse processo delicado", completou.