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Larissa Almeida
Publicado em 25 de março de 2025 às 05:30
O metrô de Salvador e Lauro de Freitas, além de oferecer o serviço de transporte que conecta algumas das áreas principais da cidade, é responsável por ser uma vitrine para negócios, considerando o alto fluxo de usuários que recebe. Segundo a CCR Metrô Bahia, 400 mil pessoas passam pelas 22 estações diariamente. Nesses espaços, é possível encontrar diversos empreendimentos, mas as possibilidades não estão esgotadas. Isso porque, ainda há, em média, 120 pontos comerciais para serem alugados, com valores mensais a partir de R$ 4 mil. >
Ao total, são 288 pontos comerciais espalhados nas estações ou terminais. Destas, pelo menos já estão ocupadas. Quem quer empreender e ter um local com visibilidade ainda pode tentar a oportunidade nos pontos remanescentes, que podem ser quiosques ou lojas. >
Os quiosques são espaços com dois a seis metros quadrados (2 m² a 6 m²), que têm valores de aluguel estimados entre R$ 4 mil e 7 mil, de acordo com o tamanho. As lojas, por sua vez, variam entre 15 m² e 300 m². O valor do aluguel é de R$ 300/m². Dessa forma, o aluguel de uma loja no metrô pode variar entre R$ 4,5 mil e R$ 90 mil. >
Carolina Avelar, coordenadora comercial da CCR Metrô Bahia, destaca que os malls – pequenos shoppings – construídos nas estações e terminais do metrô de Salvador e Lauro de Freitas, possibilitam a personalização de lojas. Desse modo, duas lojas de 15 m² podem formar, juntas, um estabelecimento de 30 m². Ela frisa a oportunidade que esse modelo de negócio gera. >
“O varejo dentro das estações de metrô é um movimento que tem crescido no Brasil e no mundo todo. Hoje, conseguimos entregar o que a maioria dos empreendedores busca, que é a visibilidade e fluxo de pessoas. Isso aumenta muito a possibilidade de vendas e o faturamento desses empresários. Conseguimos unir esses dois benefícios e trazer novas oportunidades de consumo para a nossa população, além de trazer a chance de resolver o dia a dia dentro do percurso que ela já faz atualmente”, diz Carolina. >
Para ter um ponto de comércio no metrô, o empreendedor precisa cumprir alguns requisitos, que envolvem a formalização profissional e informações sobre o comércio. “É importante que já tenha apresentação desse negócio, com informações sobre o que será vendido, a área que precisa para vender, o histórico da marca – caso já seja uma marca que já esteja operando – e projeção de faturamento. Nós queremos conhecer um pouquinho mais do que o empresário quer trazer para o metrô para então partir para as negociações”, afirma a coordenadora comercial da CCR Metrô Bahia. >
Ainda de acordo com Carolina Avelar, é importante que o empreendedor já tenha o cadastro de Pessoa Jurídica (PJ) ou cadastro como Microempreendedor Individual (MEI). Além disso, é necessária a apresentação de uma garantia, que pode ser caução, seguro fiança ou fiador. >
No metrô de Salvador e Lauro de Freitas, o perfil dos negócios pode variar entre comércios de alimentação, tecnologia, moda e serviços. “Esse já é o perfil que existe hoje. Temos lojas de alimentação, marcas próprias da Bahia ou do setor de franquias, moda íntima, moda praia e moda fitness”, detalha Carolina. >
Entre todos os comércios, o que mais se destaca é aquele voltado para a venda de alimentos. “É o nosso queridinho. O pessoal busca muito, até porque é um segmento que tem consumo diário e consegue impactar o dia a dia dos usuários do metrô”, finaliza a coordenadora. >
Para conseguir mais detalhes e iniciar o trâmite de aquisição de um ponto no metrô, é preciso entrar em contato previamente através do e-mail [email protected]. Depois do contato inicial, é preciso enviar informações sobre o negócio e aguardar os desdobramentos junto à equipe do Comercial da CCR Metrô Bahia. Todos os permissionários têm acompanhamento do grupo no que diz respeito à gestão do negócio e resultados mensais. >