Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 15 de janeiro de 2025 às 14:16
Os medicamentos são essenciais para tratamentos de saúde, mas armazená-los de maneira incorreta pode prejudicar a integridade do princípio ativo e a eficácia. Os remédios não devem ser guardados fora das caixas de origem e precisam ser mantidos em locais frescos.
A farmacêutica Mônica Barreto explica como os medicamentos devem ser armazenados. "A maioria deles necessita de dois tipos de armazenamento distintos: de temperatura ambiente (15 e 30°C), que precisam de um local fresco, seco e protegido da luz, e os termolábeis, que carecem de refrigeração com temperatura entre 2 e 8 graus centígrados", diz a profissional da Clínica Florence.
Os comprimidos não devem ser retirados do frasco antes do momento de uso. Isso evita o comprometimento do princípio ativo e mantém informações essenciais, como lote e validade. Caso seja necessário fracionar o medicamento, o ideal é manter a parte que restar dentro da cartela.
Os medicamentos não devem ser descartados em lixo comum, mas em pontos em coletas de farmácias e drogarias. Quando abandonados em locais inapropriados, os remédios podem provocar prejuízos ao meio ambiente.
“O descarte inadequado pode contaminar o meio ambiente, levando substâncias químicas nocivas para o solo, atingindo plantas, os animais e o homem”, explica a farmacêutica Mônica Barreto.
Os materiais já utilizados e com resíduo de medicamento e sangue devem ser acondicionados em recipientes rígidos, como caixas específicas para o descarte ou garrafa PET com tampa. O acondicionamento adequado evita contaminação.