Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elaine Sanoli
Publicado em 18 de dezembro de 2024 às 17:21
Dentre os projetos de lei aprovados pela Câmara de Vereadores de Salvador nesta terça-feira (17), chamou a atenção dos soteropolitanos o PL 17/2022. A proposta do vereador Alexandre Aleluia (PL), dará o nome de "Rua Professor Olavo de Carvalho" para um logradouro na imediações do Shopping da Bahia.
A rua fica atrás de empreendimento, no bairro Caminho das Árvores. O texto foi proposto em janeiro de 2022, um dia após a morte de Olavo de Carvalho, mas enfrentou entraves na tramitação até que passasse pela Casa Legislativa. A proposição foi aprovada por unanimidade, de acordo com o Alô Alô Bahia.
A homenagem, segundo Aleluia, foi motivada pela influência do professor brasileiro na "formação dos principais intelectuais brasileiros de nossa geração."
"Responsável pela quebra do espiral do silêncio (como ele gostava de se referir a sua contribuição, em referencia a teoria de Elisabeth Noelle-Neumann) e pela ruptura do pensamento político hegemônico no Brasil, dando voz a milhares de brasileiros acuados pela tirania do establishment jornalístico e universitário", pontuou o autor do projeto, que afirmou ter a missão de preservar a cultura conservadora na capital baiana.
Olavo de Carvalho morreu em 24 de janeiro de 2022. Segundo Aleluia, o falecimento do autor de livros como 'O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota' "deixou consternados milhares de brasileiros que admiravam seu trabalho e sua luta diária contra a opressão dos sistemas totalitários".