Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Maysa Polcri
Publicado em 27 de setembro de 2023 às 05:00
O dia 27 de setembro finalmente chegou. Todo baiano que se preza sai em busca de um bom caruru. Mas se você não tiver recebido convite para comemorar a data, pode ficar despreocupado. O CORREIO fez um levantamento e encontrou três lugares onde a refeição vai ser servida na capital baiana, em celebração aos ibejis e aos santos católicos Cosme e Damião.
Em Sete Portas, acontece, a partir das 18 horas, o tradicional Galo de Diumbanda, organizado pelo cantor e compositor Diumbanda, da banda Companhia do Pagode. Ele mantém a tradição iniciada pelos seus pais e a festa chega à 20º edição com a expectativa de atender 3 mil pessoas. Para entrar, basta levar um quilo de alimento não perecível (exceto sal). Além do famoso caruru, o evento vai ter apresentações musicais.
Outra opção é tradicional em Salvador: o caruru da Barraca Chapéu de Couro, de André Nery. Quem quiser um prato, só precisa passar no Mercado de Sete Portas, a partir do meio-dia. A expectativa é servir mais de 500 pessoas. Toda a refeição é preparada no terreiro Ilê Asè Ìsegun, em Lauro de Freitas, pelas mãos de André e 15 filhos de santo.
Quem não puder durante a semana, encontra ainda o caruru na Festa dos Erês no Centro Umbandista Caboclo Rei das Matas, na Barroquinha. A refeição vai ser oferecida no sábado (30). “Nesta data celebramos o sincretismo religioso e os ibejis, que são os orixás meninos, que trazem a inocência e a pureza de coração, que se faz necessária dentro de nós”, diz Thiago Amorim, pai pequeno da Casa.
Vilson Caetano, antropólogo e autor do livro “Comida de Santo que se Come”, explica o que não pode faltar na data. “É prometido aos santos gêmeos nesta data o que temos de melhor: a nossa comida. Então, o que chamamos de caruru é, na verdade, um arsenal de comida que reúne comidas africanas, como o acará, abará e o próprio caruru”, explica.
Os pratos tradicionais africanos se misturam com os nacionais. “Também tem as comidas brasileiras, como a farofa de dendê, a frigideira, a pipoca e o feijão preto”, diz. Como a festa é para os erês, as crianças, balas e rapaduras também são servidas na festa.
O que: 20 anos do Galo de Diumbanda
Quando: 27 de setembro (quarta-feira), às 18 horas
Onde: Pela Porco, no bairro Sete Portas
O que: Caruru do Mercado Sete Portas
Quando: 27 de setembro (quarta-feira), às 12 horas
Onde: Loja Chapéu de Couro, no Mercado de Sete Portas
O que: Festa dos Erês no Centro Umbandista Caboclo Rei das Matas
Quando: 30 de setembro (sábado), a partir das 15 horas
Onde: Av. Baltazar, 2 - Barroquinha