Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Larissa Almeida
Publicado em 6 de dezembro de 2024 às 05:00
O mês de dezembro é marcado por datas festivas, mas o clima comemorativo não se restringe ao calendário. É que, nesse período, as confraternizações – seja de empresas ou entre amigos e familiares – mobilizam pessoas de todas as idades. Por trás da realização de cada reunião, no entanto, é preciso levar em consideração alguns fatores antes de escolher o local do evento, no intuito para garantir a diversão e bem-estar de todos.
De acordo com a produtora de eventos Ananda Borges, o primeiro passo é avaliar o perfil do público. “É ideal entender para quem você está organizando a confraternização, se é para colegas de trabalho, amigos ou família. Depois, é bom se perguntar o que essas pessoas gostam de fazer e quais ambientes elas costumam frequentar. Não adianta já ir pensando no lugar sem pensar em quais pessoas vão usufruir do evento”, enfatiza.
Outra questão-chave antes de bater o martelo sobre o ambiente festivo é analisar a faixa de renda e a faixa-etária do público. Nesse caso, é recomendável evitar a escolha de bares para reuniões que incluam crianças e adolescentes, bem como checar opções que entrem no orçamento de todos – caso o consumo de bebidas e comidas não esteja incluso.
É também importante pensar em locais que possam combinar com o que o anfitrião deseja servir. “Caso a empresa opte por fazer uma festa de confraternização é melhor priorizar salgados de forno, pois a durabilidade é maior. Além disso, na hora comprar os salgados é importante pensar no armazenamento e em quanto tempo ficarão expostos. Por isso, é bom evitar frutos do mar e peixe”, aconselha.
No caso de empresas que optarem por fazer a confraternização no próprio local de trabalho, a recomendação de Ananda é buscar inovar. “Se for no próprio ambiente da empresa, é sempre interessante pensar em algo que fuja do ambiente de trabalho. Então, é pensar no que é possível trazer de diferente, seja uma comida ou uma atração artística para transformar o local em um ambiente mais acolhedor e divertido”, finaliza.