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SAC tem quase 120 mil documentos esquecidos nos postos; saiba como retirar

Documentos não recuperados podem ser destruídos

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 6 de março de 2025 às 20:32

SAC
Unidades do SAC acumulam documentos esquecidos Crédito: Divulgação/Ascom Saeb

Um balanço realizado pelo SAC aponta que existem quase 120 mil documentos esquecidos nos postos da rede na capital e no interior. No total, são 44.426 Carteiras de Habilitação (CNH); 23.424 carteiras de identidade (antigo RG); 1.130 passaportes; e ainda 50.924 Carteiras de Identidade Nacional (CIN), documento que começou a ser emitido na Rede SAC em julho de 2024.

Os documentos podem ser destruídos, caso não sejam retirados entre as unidades fixas da Rede SAC. O RG e CIN, após seis meses represado na unidade, é incinerado. A CNH fica retida no posto SAC de acordo com seu prazo de validade, e o passaporte por 90 dias.

Entre os postos da capital, o SAC Shopping da Bahia, com 10.457, o SAC Bela Vista, com 9.970 são os que possuem mais documentos esquecidos pela população.

A diretora Operacional do SAC, Nilza Rios, destaca que esse montante acarreta em problemas de armazenamento nos postos. "É preciso criar espaços nas unidades para guardar esses documentos, além de alocar funcionários para fazer a guarda e organizar. Então, é fundamental que o cidadão vá ao posto buscar o seu documento", salientou.

Como retirar?

O procedimento de retirada do documento é simples: basta ir à unidade onde foi feita a solicitação e retirar, sem necessidade de agendamento prévio. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) disponibiliza o site oficial da pasta e o site institucional do SAC, além do call center: (71) 4020-5353 (WhatsApp) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).