Reunião com secretária de Educação na Alba é cancelada e oposição vê manobra

O encontro, com a presença de Adélia Pinheiro, estava previsto para acontecer nesta terça-feira (27) e não há uma nova data para ocorrer

  • Foto do(a) author(a) Rodrigo Daniel Silva
  • Rodrigo Daniel Silva

Publicado em 26 de fevereiro de 2024 às 15:26

 Secretária de Educação, Adélia Pinheiro.
Secretária de Educação, Adélia Pinheiro. Crédito: Matheus Landim/GOVBA

A reunião na Comissão de Educação da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), que teria a presença da secretária de Educação, Adélia Pinheiro, foi cancelada. A oposição na Casa viu o encontro, que estava previsto para acontecer nesta terça-feira (27), como uma manobra do governo do Estado.

Na semana passada, a assessoria de comunicação da Secretaria de Educação informou que Adélia Pinheiro participaria desta reunião após convite da deputada estadual Olívia Santana (PCdoB). A pasta disse ainda que a portaria “aprovação em massa”, que foi editada pela pasta, seria o “tema principal” do encontro.

Nesta segunda-feira (26), a assessoria de comunicação informou que a secretária não comparecerá mais à reunião porque houve uma mudança de data. A pasta não disse, entretanto, para quando foi remarcado o novo encontro. Já a deputada Olívia Santana afirmou que a reunião foi cancelada porque “amanhã foi marcada pelas lideranças o ato de instalação das comissões”.

A oposição avaliou que a secretária de Educação fez, na verdade, uma manobra para fugir do convite feito pela bancada da minoria. Na última quarta-feira (21), oposicionistas fizeram um convite à titular da Educação para que ela fosse à Assembleia Legislativa da Bahia explicar a portaria da “aprovação em massa”. No mesmo dia, a assessoria da secretaria informou que Adélia Pinheiro já iria comparecer à Alba para falar do tema a convite de Olívia Santana.

Só que a secretária não poderia ir à Casa porque já estava marcada antecipadamente para esta terça-feira a instalação das comissões e, só depois deste ato formal, é que poderia ocorrer convite/convocações para as pessoas prestarem esclarecimentos/depoimentos no colegiado. No Legislativo, há colegiados para tratar de temas específicos, como Educação e Saúde. Todo ano os trabalhos dessas comissões são recomeçados e os integrantes são definidos pela bancada governista e oposicionista.

“Se a secretária acha que precisa fugir de um convite de 20 deputados por serem da oposição, tudo bem, mas que ela faça isso de uma forma que seja regimental. Hoje não há nenhuma comissão instalada, então ela não pode se apresentar em nenhuma comissão”, disse o líder da minoria, Alan Sanches (União Brasil).

Perguntado pelo CORREIO se a secretária aceitará o convite da oposição, a assessoria informou que não há definição. Adélia Pinheiro ainda não se pronunciou sobre a portaria, que estimula professores a aprovarem estudantes, mesmo reprovados em disciplinas e com baixa frequência. O sindicato dos professores tem dito que a medida incentiva a “aprovação em massa”.