Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 6 de outubro de 2024 às 15:31
Um homem, identificado como Paulo Helder da Silva Santana Costa, de 30 anos, foi morto em uma barbearia na tarde de sábado (5), no bairro de Marechal Rondon, em Salvador. De acordo com a Polícia Militar da Bahia, a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo dentro do estabelecimento, que fica na Rua Vicente Celestino. Ainda segundo a PM, Paulo foi encontrado sem vida no local por agentes da 9ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/ Pirajá) que atenderam a ocorrência.
Procurada, a Polícia Civil (PC) explicou que investiga a autoria e a motivação do crime. Segundo informações iniciais, entretanto, dois suspeitos invadiram a barbearia, atiraram contra Paulo e fugiram. Uma fonte policial, que terá nome e cargo preservados, relata que a execução seria uma retaliação do Comando Vermelho (CV) contra o Bonde do Maluco (BDM), facção a qual a vítima estaria ligada.
“Ele era uma liderança da facção, na verdade. Porém, não era um líder em Marechal Rondon, mas sim na Mata Escura. Era um indivíduo extremamente perigoso e que, nesses últimos tempos, coordenava ataques armados no bairro de Jardim Santo Inácio. Como os bairros são próximos e o Jardim está com a presença do CV, ele subia com homens para trocar tiros lá e tentar ocupar a área”, fala a fonte.
A situação, inclusive, foi reportada pelo CORREIO no início do mês de setembro. Na ocasião, foi registrado um tiroteio de cerca de uma hora entre as duas facções que deixou casas e veículos cravejados de balas. Na época, houve apoio de guarnições da Companhia Independente de Policiamento Tático (CIPT) Rondesp Central e do Batalhão de Policiamento de Prevenção a Furtos e Roubos a Coletivos (BPFRC) para reforçar o policiamento, mas os suspeitos fugiram assim que visualizaram os policiais e ninguém foi preso.
Na época, a mesma fonte policial explicou a dinâmica do confronto no local. "Na Mata Escura, que é um bairro vizinho, há uma atuação robusta de traficantes do BDM que, agora, querem expandir o domínio do Jardim Santo Inácio. Há dois pontos críticos nesse confronto: a Alameda 60 e a rua do Caminho 08", conta, explicando que as duas vias são marcadas como ponto de encontro dos grupos.
Paulo Helder, inclusive, estava preso em junho, mas acabou tendo liberdade provisória concedida em audiência de custódia. Ele tinha sido detido pelo crime de tráfico de drogas ao ser flagrado com maconha e cocaína. Na decisão, o juiz considerou que não existiam pressupostos da prisão preventiva e entendeu que era suficiente a aplicação de medidas cautelares diversas da prisão.
Além de recolhimento domiciliar entre as 6h e as 22h, Paulo deveria comparecer em juízo, não frequentar ‘bocas de fumo’ e ser monitorado eletronicamente. No entanto, não cumpriu as medidas.