Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 10:56
A Refinaria de Mataripe lançou nesta semana o programa Acelen Recicla, promovendo um mutirão de limpeza que resultou na coleta de 845 quilos de resíduos. Todo esse material foi removido e encaminhado para a devida segregação, com o engajamento das equipes de várias áreas de unidades industriais distintas, além da participação de lideranças.
Desde que chegou à Bahia, há três anos, a Acelen, gestora da Refinaria de Mataripe, tem implementado novas tecnologias para o tratamento de resíduos. Com isso, a companhia obtém uma redução na geração de detritos, e por consequência, um aumento no quantitativo de materiais que são reaproveitados e reciclados.
Celso Ferreira, VP de Operações da Acelen, destaca que desde que a companhia assumiu o controle da Refinaria de Mataripe, em dezembro de 2021, a gestão de resíduos já soma uma redução de 30%, do peso destinado, o que representa 7 mil toneladas a menos de resíduos gerados no processo produtivo.
O executivo também explica que durante o mutirão de 5S realizado na última terça-feira (17), os colaboradores puderam atuar na organização e limpeza dos ambientes operacionais e administrativos. “Com o Acelen Recicla, as atividades serão acompanhadas por treinamentos, juntamente com ações práticas de diferentes equipes. Estamos fazendo mais para nós e para o planeta. Juntos construímos uma refinaria cada vez mais sustentável”, comenta Celso.
Meio ambiente
Em sua gestão, a Acelen promove melhorias consideráveis na operação, além de aumentar sua capacidade, fazendo-a chegar próximo de 100%. Foram R$ 2 bilhões de investimentos e alguns marcos alcançados: lançamento de 6 produtos, ganho de eficiência hídrica e energética, aumento da capacidade produtiva, contratações e formação de pessoas.
Nos últimos três anos, a Refinaria de Mataripe foi finalista no prêmio “Refinaria do Ano” da América Latina, concedido pela World Refining Association às refinarias, engenheiros, executivos e tecnologias destaques da indústria downstream da América Latina. A premiação destaca as iniciativas de modernização, inovação, descarbonização, segurança e eficiência energética promovidas na refinaria.