Refinaria de Mataripe completa 74 anos e comemora renovação

A Refmat é a 2ª maior refinaria do Brasil e 2ª maior exportadora da Bahia

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 18 de setembro de 2024 às 00:23

Refinaria de Mataripe
Refinaria de Mataripe Crédito: Divulgação

A Refinaria de Mataripe chega aos 74 anos, nesta terça-feira (17), modernizada, com inovações tecnológicas, excelência operacional e entre as melhores e mais modernas refinarias da América Latina

A Refmat é a 2ª maior refinaria do Brasil e 2ª maior exportadora da Bahia, responsável por 14% da capacidade total de refino do país, 42% do Nordeste e 80% do Estado, respondendo por 17% do ICMS e 10% do PIB baiano.

Foram investidos mais de R$ 2 bilhões na modernização e recuperação de ativos, com foco na segurança, na automação, com a transformação digital; na eficiência, capacidade e diversidade produtiva; e na redução da pegada ambiental das operações, conquistando melhorias nos índices ambientais, de eficiência hídrica e energética.

Os resultados de três anos da nova Refmat são motivos de comemoração. Com os investimentos da Acelen, houve aumento da capacidade total de produção, indo da média de 207 mil barris/dia (kbpd) em 2021 para para 250 mil barris/dia (kbpd) atualmente, lançamento de cinco produtos (propano especial, butano especial, diesel marítimo, solvente, OCB1) ampliando o portfólio da empresa para mais de 30 produtos e mais de 83 recordes de produção.

De 2021 até agora, aumentamos em +33% a produção de diesel, +181% em querosene de aviação e +198% em parafinas, levando a Acelen à liderança na produção e comercialização na América Latina. Hoje, a Refmat é o segundo maior fornecedor de bunker (combustível marítimo) do Brasil, destinando combustível para Bahia e outras regiões brasileiras através de parceiros da Bahia de Todos os Santos, no Porto de Itaqui (MA) e na Baía de Sepetiba (RJ).

Resultados que foram possíveis com uma força de trabalho qualificada e experiente. Foram gerados empregos e houve aumento no quadro de colaboradores em 28% de 2021-2024, sempre privilegiando os talentos das comunidades vizinhas à refinaria (15%).

“Nosso complexo industrial passou pelo maior programa de modernização de sua história em sete décadas. Investimos 2.6 vezes mais em nossa gestão do que a média histórica e os resultados demonstram a transformação do ativo e o impacto positivo dos projetos socioambientais na vida das pessoas das comunidades do entorno. Aceleramos com excelência, segurança, responsabilidade e transparência, unindo produtividade a um olhar sustentável”, pontuou o CEO da Acelen, Luiz de Mendonça.