Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 21 de janeiro de 2025 às 09:49
A Refinaria de Mataripe, sob administração da Acelen, atingiu em 2024 um marco histórico na produção de querosene de aviação (QAV), alcançando mais de 607 mil metros cúbicos (m³) desse combustível, utilizado por aviões e helicópteros com turbinas a jato, turboélices ou turbo-fans. O volume produzido representou um aumento de 60% em relação aos 383 mil m³ registrados em 2023, de acordo com a empresa.
Cristiano da Costa, vice-presidente Comercial e Trading da Acelen, destacou que esse crescimento é positivo para o Brasil, que, além de ser um grande consumidor de QAV, também importa o produto. "Estamos contribuindo para reduzir a dependência de importações, o que é fundamental para o país", afirmou.
A ampliação da produção também possibilitou a Acelen a expansão para novos mercados, incluindo a região Norte, além de garantir o fornecimento de 100% da demanda nos estados da Bahia e Sergipe. A empresa também forneceu QAV para outros refinadores no Brasil, além das distribuidoras que atendem ao mercado de aviação nacional.