Rede estadual de ensino na Bahia terá Diário de Classe Digital

Professores vão poder lançar notas e registrar frequência de alunos pela internet

  • D
  • Da Redação

Publicado em 27 de janeiro de 2024 às 15:46

Diário de Classe Digital vai ser introduzido
Diário de Classe Digital vai ser introduzido Crédito: Pedro Moraes/Divulgação

Os professores da rede estadual vão poder registrar as notas e a frequência dos estudantes de maneira digital com o Diário de Classe Digital, uma ferramenta para modernizar os mecanismos de inserção de dados da Secretaria da Educação (SEC).

A Portaria nº 187/2024, que regulamenta o Diário de Classe Digital na rede estadual de ensino, foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (27).

O módulo Portal do Professor/Diário Digital compõe o Sistema Integrado de Gestão da Educação (Sigeduc), que é responsável pelo gerenciamento educacional para a integração de dados e informações entre as unidades técnicas da SEC e as escolas, garantindo a execução, o acompanhamento e o monitoramento das atividades escolares.

O acesso dos usuários ao serviço será através de login e senha, a serem disponibilizados para o professor através do e-mail cadastrado no RH Bahia. No Diário de Classe Digital, as inserções, alterações e exclusões de dados somente poderão ser realizadas pelos professores, no período de docência.

Em casos de impedimentos legais deles, o secretário escolar ou gestor poderá inserir os registros por meio do módulo “Portal da Gestão Escolar” do Sigeduc. As informações registradas deverão ser acessadas através de relatórios disponíveis em módulos diversos dentro do Sigeduc, conforme perfis pré-estabelecidos.

Por estes meios poderão ser visualizados os resultados de avaliação e frequência; conteúdo programático; e planejamento de avaliações da própria unidade escolar e respectivos anexos, de forma sintética e analítica.

Os estudantes poderão visualizar resultados de avaliação e frequência, conteúdo programático e planejamento de avaliações associados à sua matrícula, no Portal do Estudante. As famílias terão acesso ao Portal dos Pais / Responsáveis, podendo visualizar resultados de avaliação e frequência, conteúdo programático e planejamento de avaliações associadas a estudantes menores que estejam sob sua responsabilidade.