Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

R$ 4 mil de saldo e salários atrasados: prefeitura baiana decreta situação de emergência na saúde

Município possui apenas duas ambulâncias em funcionamento

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 9 de janeiro de 2025 às 20:30

Ilhéus
Ilhéus Crédito: Reprodução/Prefeitura de Ilhéus

Mais uma prefeitura baiana precisou decretar estado de emergência. Nesta quarta-feira (8), Ilheus, no sul do estado declarou situação de emergência na saúde pública. Segundo a nova gestão do município, as contas da secretaria de saúde possui um saldo de apenas R$ 4 mil.

De acordo com o decreto publicado no Diário Oficial do Município, a gestão do prefeito Valderico Junior (União Brasil) encontrou a secretaria com 'graves problemas': estado precário das ambulâncias, com apenas duas em funcionamento; o esvaziamento dos almoxarifados da Secretaria e das unidades de saúde; o desabastecimento generalizado de medicamentos; os débitos milionários com pessoal; e a ausência de contratos vigentes para serviços de lavagem e abastecimento de veículos.

Ainda segundo a gestão, as contas da secretaria possuem pouco mais de R$ 4 mil para efetuar o pagamento de servidores e prestadores de serviço, que já se encontram atrasados.

"Para viabilizar o atendimento de saúde à população, o decreto autoriza a cessão de veículos entre as secretarias, contratações emergenciais - casos os veículos cedidos sejam insuficientes -, aquisição de peças e serviços para manutenção da frota, além de apurar a responsabilidade das causas que ensejaram a situação de emergência e encaminhar aos órgãos de controle externo, principalmente Tribunais de Contas, Ministério Público e Câmara Municipal. A situação de emergência tem validade inicial de 90 dias, podendo ser prorrogada se os problemas persistirem", informou.