Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Larissa Almeida
Publicado em 28 de novembro de 2024 às 16:29
As chuvas intensas que atingiram o bairro de Saramandaia na última quarta-feira (27) causaram o desabamento de quatro casas. No entorno do bairro, outros sete imóveis tiveram o mesmo fim, segundo informações preliminares da Defesa Civil de Salvador (Codesal). Diante da tragédia, inúmeras famílias ficaram desalojadas após perderem a moradia e os pertences. Para ajudá-las, a população local se mobilizou a fim de criar campanhas de doação.
Quem quiser auxilar as vítimas do soterramento pode doar alimentos não perecíveis, água potável, roupas – principalmente agasalhos –, colchonetes, roupas de cama e artigos de higiene na Escola Estadual Prof. Marinha Tavares, na Rua Pirapora, s/n, em Saramandaia.
Um ponto de coleta foi disponibilizado na Igreja Batista Getsêmane, localizada na Rua da Horta, 220, ao lado do Colégio Risoleta Neves, em Saramandaia. Lá, são aceitas doações de fraldas, papel higiênico, absorvente, shampoo e outros tipos de artigos de higiene. Os doadores podem entrar em contato com o pastor Wilson através do número (71) 98724-0229 ou pelo Instagram da instituição: @iba_getsemane.
Outro ponto de doação é a Igreja Universal de Saramandaia, que está arrecadando lençóis, roupas, calçados e alimento. O local também está disponível para ajudar as famílias desabrigadas com banheiros e água. A igreja fica localizada na Rua Santa Bárbara, próximo a Bartola.
Desde quarta-feira, a Paróquia São Francisco de Assis, em Saramandaia, estão aceitando doações de água potável e roupas. Quem desejar contribuir, pode levar os itens até a Matriz, localizada na Rua da Horta, 179E, em Saramandaia. Mais informações podem ser obtidas pelo Whatsapp (71) 3460-9715.
Pontos de acolhimento
A Prefeitura de Salvador também está orientando as famílias que vivem em área de risco e onde as sirenes de emergência da Codesal foram acionadas a se deslocarem para as unidades provisórias de acolhimento. Nessas unidades, os moradores devem preencher um cadastro social para garantir o atendimento adequado. Caso seja necessário, as famílias podem ser encaminhadas para receber benefícios como o Auxílio Moradia e o Auxílio Emergência.
Confira os 11 pontos de acolhimento distribuídos em Salvador:
* Bom Juá: Escola Municipal Antônio Carlos Magalhães
* Voluntários da Pátria: Escola Municipal Professora Eufrosina Miranda
* Baixa do Cacau: Escola Municipal Coração de Jesus
* Vila Picasso: Escola Municipal Carvalho Guedes
* Calabetão: Escola Municipal Leovícia Andrade
* Bosque Real: Escola Municipal Roberto Correia
* Olaria: Escola Municipal Afrânio Peixoto
* Moscou: Escola Municipal de Castelo Branco
* Irmã Dulce: Escola Municipal Irmã Dulce
* Saramandaia: Escola Municipal Mariza Baqueiro
* Mamede: Escola Municipal Santa Terezinha