Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Millena Marques
Publicado em 21 de novembro de 2024 às 18:31
Quatro ferros-velhos clandestinos foram interditados durante ação de combate ao esquema de furto e receptação de cabos em Salvador nesta quinta-feira (21). A Operação Merry Christmas, como foi intitulada, aconteceu nas localidades da Gamboa, Baixa de Sapateiros e no bairro de Nazaré.
"Os estabelecimentos foram notificados e fechados. Só poderão voltar a funcionar suas atividades quando se regularizarem junto aos órgãos competentes. Terão que se licenciarem e após solicitar a desinterdição para retornarem a funcionar”, disse o diretor de Segurança e Prevenção a Violência da Guarda Municipal, Maurício Lima. Os donos dos ferros-velhos não foram localizados.
Além dos postos clandestinos, foram emitidas cinco notificações para regularizar documentos e remover materiais, quatro autos de infração, além de apreensão de fios, cabos, 12 big bags de material reciclável, 4 balanças de precisão, cabos, 10 carcaças de aparelhos celulares e 3 facas. A Vigilância Sanitária também realizou a desratização e controle vetorial de 2 estabelecimentos, através de intervenção química, depois de constatar o risco à saúde pública.
A operação conjunta foi coordenada pela Diretoria de Segurança e Prevenção à Violência da Guarda Municipal, por meio da Prefeitura de Salvador em conjunto com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), com apoio do secretário Marcelo Werner e diversos órgãos municipais, desarticulou um esquema de furto e receptação de cabos em ferros-velhos de Salvador, nesta quinta-feira (21).
A atuação envolveu também a participação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Sedur), Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), Diretoria de Iluminação (DSIP), Vigilância Sanitária, Transalvador, Polícias Civil e Militar, Coelba, empresas de Telecomunicações e Prefeitura-Bairro do Pelourinho.
“É com ações efetivas como essa que conseguimos coibir os delitos de furtos de fios, um crime que tanto vem causando prejuízos para nossa cidade. A Guarda Municipal sai com um saldo super positivo dessa operação e vamos atuar com toda energia para coibir essas ações delituosas”, ressaltou Maurício Lima.
Prejuízo
Só este ano, Salvador registrou um prejuízo de R$2,2 milhões em casos de furto e vandalismo de cabos de iluminação pública. O número supera os R$2 milhões registrados em todo o ano de 2023. As informações são da DSIP.