Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Publicado em 16 de janeiro de 2024 às 14:02
Uma das provas mais importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a redação pode ser a chave para obter uma boa média e ingressar na universidade. Na Bahia, 4 estudantes alcançaram mil, a nota máxima a ser obtida no teste escrito. Mais de 324 mil baianos concludentes do ensino médio se inscreveram no Enem 2023.
A informação foi divulgada na manhã desta terça-feira (16), em coletiva de imprensa, pelo Ministério da Educação (MEC). Em todo o Brasil, apenas 60 candidatos atingiram a nota máxima na redação.
Das 60 notas mil, 4 foram de estudantes da rede pública. Entre os baianos, porém, todos os candidatos que tiraram mil na prova escrita são de escolas particulares.
Em todo o Nordeste, foram 25 redações com nota máxima, conforme o MEC:
O espelho das redações, conforme o Inep, estará disponível 90 dias após a divulgação dos resultados.
O tema da redação do Enem de 2023 foi “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o aumento do número de notas mil entre 2022 e 2023 pode estar relacionado com o amplo debate do tema na sociedade brasileira nos últimos anos, o que trouxe certa familiaridade aos participantes.
Participação
De acordo com o Inep, houve aumento na participação dos alunos de escolas públicas em relação ao ano anterior. Em 2022, 38,1% dos estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública fizeram o exame. Em 2023, esse percentual subiu para 46,7%.
Mais de um milhão de participantes estão acima da nota de corte média e poderiam acessar 842 cursos no Brasil. São 37,1% do total de inscritos que realizaram a prova.
COMO VER O RESULTADO DO ENEM