Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Quase mil animais silvestres são resgatados na Chapada Diamantina

Dos animais, 869 foram considerados aptos a retornar ao habitat natural

  • Foto do(a) author(a) Elaine Sanoli
  • Elaine Sanoli

Publicado em 8 de novembro de 2024 às 20:10

Animais foram resgatados em Morro do Chapéu, Mairi, Mundo Novo, Tapiramutá, Baixa Grande, Bonito e Utinga Crédito: Reprodução

Uma operação reuniu a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e a Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (CIPPA), para resgatar 965 animais silvestres mantidos em cativeiro e 51 galos que sofriam maus-tratos em uma rinha. A operação teve como foco os municípios de Morro do Chapéu, Mairi, Mundo Novo, Tapiramutá, Baixa Grande, Bonito e Utinga.

A Operação Rotas da Fauna Chapada aconteceu entre os dias 30 de outubro e 8 de novembro. Dos animais silvestres resgatados, 869 foram considerados aptos a retornar ao habitat natural e foram soltos em uma área de mata nativa preservada em Morro do Chapéu.

Outros 86 animais foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Cruz das Almas, visto que ainda não poderiam ser devolvidos à natureza. 

As atividades resultaram em 200 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO), nos quais os envolvidos se comprometeram a comparecer à Vara Especial Criminal das Comarcas competentes. O INEMA, após os trâmites dos TCOs, emitirá os Autos de Infração individualizados para os responsáveis.