Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Carol Neves
Publicado em 20 de dezembro de 2024 às 12:41
Um protesto na região da Avenida ACM, nesta sexta-feira (20), congestiona o trânsito nas proximidades da Rodoviária de Salvador. O ato inicialmente fechou todas as faixas da via, mas após negociações uma delas foi liberada.
O grupo está protestando contra a aprovação do projeto de lei 3614/2024, ontem à noite, pela Câmara dos Deputados, afirmando que agora será mais difícil ter acesso a um benefício que ajuda famílias que têm alguém com deficiência. "Estamos pelo direito constitucional (...) Essa PL tira direito da pessoa com deficiência, do idoso, da pessoa com síndrome de Down e do autista. Famílias que vivem com um salário mínimo", criticou o manifestante Luciano Silva, em entrevista à TV Bahia.
O projeto em questão, um pacote de revisão dos gastos públicos do governo federal, tem como um dos principais itens de mudanças a revisão das regras do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Agora, para concessão do BPC, o texto exige avaliação que ateste deficiência de grau moderado ou leve, nos termos de regulamento. A confirmação da deficiência dependerá de: