Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 22 de fevereiro de 2024 às 20:30
Entre as vítimas do acidente de ônibus que deixou cinco pessoas mortas e mais de 30 feridas, no sudoeste da Bahia, está a professora Priscila Farfan Barroso, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).
De acordo com nota divulgada pela universidade, a professora fazia parte do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) do campus de Conquista. Priscila havia ingressado nos quadros da universidade por concurso público em 2022 e era mestre e doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
“A pedido de seus familiares, as homenagens e o sepultamento serão realizados no estado de São Paulo, município de Mogi das Cruzes. Conforme a Portaria 081/2024, a Uesb decreta luto oficial de três dias nos três campi da instituição e suspende as atividades acadêmicas e administrativas, no campus de Vitória da Conquista, nesta sexta-feira, dia 23 de fevereiro”, diz a Uesb, em nota.
Segundo o Departamento de Polícia Técnica, (DPT), as outras vítimas são Iraci Gonçalves da Silva, Helena Andrade da Silva, Luiz Carlos Gonçalves Rodrigues e a pequena Manuella dos Santos Pina, de apenas sete anos. Ela morreu no hospital às 3h dessa quinta-feira (22).
A Prefeitura de Cândido Sales, em nota, lamentou a morte da criança que era filha de Larissa Evelin dos Santos Pina. “O Prefeito Dr. Maurílio Lemos, juntamente com toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação, prestam homenagem a essa jovem vida que partiu precocemente e se unem em pensamentos e orações a todos os amigos e familiares nesse momento de dor", disse a Prefeitura de Cândido Sales.
Também em nota, a Prefeitura de Vitória da Conquista lamentou o acidente na ponte sobre o Rio Pardo, na BA-670, região de Potiraguá, na madrugada desta quinta-feira (22), e confirmou que 46 pessoas estavam no ônibus com destino a Porto Seguro.
“A Polícia Rodoviária Estadual confirmou a morte de cinco pessoas, entre elas, uma criança, e dezenas de feridos. Elas foram socorridas e levadas para hospitais de Potiraguá e Itapetinga. Neste momento de dor, a prefeita Sheila Lemos e equipe do Governo Municipal prestam solidariedade aos passageiros e às famílias enlutadas e coloca o município à disposição para auxiliar no que for necessário”, disse a Prefeitura de Conquista.
Segundo a Secretaria de Saúde de Vitória da Conquista, houveram dez entradas de pacientes no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), mas três tiveram alta e três pacientes deram entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.
A Prefeitura de Barra do Choça também lamentou o ocorrido em nota nas redes sociais.
A empresa Viação Novo Horizonte afirmou que está prestando assistência completa a todos os envolvidos no acidente, incluindo assistência médica, social e material para minimizar os danos do ocorrido.
“Informa, ainda, que a Novo Horizonte possui 59 anos de expertise e tradição no transporte rodoviário e os seus veículos, incluindo o envolvido no acidente, passou por ampla manutenção preventiva antes de iniciar essa viagem, de modo que as causas do acidente estão sendo apuradas com ampla colaboração da empresa”, relatou.
A Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) foi procurada pela reportagem, mas não houve retorno.
Um acidente de trânsito envolvendo um ônibus deixou cinco pessoas mortas e outras feridas no sudoeste da Bahia. O veículo teria virado na BA-670, nas margens do Rio Pardo, entre os municípios de Potiraguá, a cerca de 10 km do perímetro urbano, e Itapetinga, a 60 km.
A guarnição da Polícia Militar (PM) em Potiraguá foi acionada por volta das 3h15 da manhã para atender as vítimas do acidente. Os feridos foram encaminhados para hospitais das cidades de Itapetinga e Potiraguá.