Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Procissão une fiéis em homenagem à Nossa Senhora da Conceição da Praia

Imagem da santa saiu da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia e reuniu devotos pelas ruas do Comércio neste domingo (8)

  • Foto do(a) author(a) Elis Freire
  • Elis Freire

Publicado em 8 de dezembro de 2024 às 13:48

Imagem da Nossa Senhora da Conceição da Praia saiu da basílica em procissão pelo Comércio
Imagem da Nossa Senhora da Conceição da Praia saiu da basílica em procissão pelo Comércio Crédito: Ana Albuquerque / CORREIO

Nesta manhã nublada de domingo, dia 8 de dezembro, a fé foi a responsável por tirar os baianos de casa. Vestidos de branco e azul com imagens de Nossa Senhora estampadas no peito ou de amarelo, em referência à orixá Oxum, centenas de fiéis foram prestar suas homenagens à Nossa Senhora da Conceição da Praia, nesta data que celebra a padroeira da Bahia.

No único lugar do mundo onde a mãe de Jesus ganhou o título de “Conceição da Praia”, igrejas e catedrais espalhadas pelo Estado receberam devotos da santa, mas foi no bairro do Comércio, em Salvador, onde se concentrou a maior celebração. Nos entornos da catedral que leva o nome da padroeira, todos se uniram para acompanhar a saída da imagem da santa pelas ruas do bairro em que se encontram monumentos importantes para os baianos como o Mercado Modelo e o Elevador Lacerda.

Após a missa solene presidida pelo arcebispo Dom Sérgio da Rocha, a imagem da santa finalmente pôde ser vista saindo da igreja de forma triunfal. Repleta de flores rosas e brancas, Nossa Senhora da Conceição da Praia foi recebida com louvor pelos fiéis, sob fogos de artifício e confetes brancos.

“Viva Nossa Senhora da Conceição da Praia! Viva a padroeira da Bahia”, entoavam os religiosos sobre o palco. Assim, às 10h em ponto, deu-se início a procissão pelas ruas do Comércio, acompanhado de um trio elétrico com canções religiosas.

Norma Rocha, de 53 anos, acompanhava a procissão emocionada. Segundo ela, “nunca deixou de ir, desde que se entende por gente”. Católica apostólica romana, a fé na Nossa Senhora da Conceição da Praia foi passada de geração em geração na sua família, principalmente através das mulheres.

“Ela é tudo para mim. Não sei explicar. É só gratidão de poder estar aqui”, ressaltou a devota.

Procissão de fé

A imagem foi acompanhada com muita emoção por todos, católicos, candomblecistas e até agnósticos que nutrem respeito pelas tradições religiosas que marcam o calendário de verão na Bahia. “Ave cheia de graça, ave cheia de amor, Salve, ó mãe de Jesus, a ti nosso canto e nosso louvor. Salve, ó mãe de Jesus. A ti nosso canto e nosso louvor”, entoavam as pessoas pelas ruas e os músicos sobre o trio.

Unidos pelo amor e pela fé, Iolanda Alcântara, de 67 anos, e Antônio Luís, de 70 anos, foram juntos acompanhar a procissão que saiu da Igreja Nossa Senhora da Conceição da Praia. Os dois, arrepiados com a celebração religiosa, garantiram que nunca deixaram de marcar presença na festividade.

“Tenho muita fé. Ela é a mãe de todos. A gente guarda no peito com muito carinho e a gente sempre está presente. Todo dia 8 de dezembro estamos aqui para celebrar. Estou arrepiado”, afirmou Antônio.

“Muito bonito. Muita felicidade estar aqui, só alegria, com a alma lavada. Viemos para agradecer e pedir paz para o nosso mundo. Ela alivia o sofrimento de todos os que estão no hospital, todos eles”, contou Iolanda.

Por fim, a imagem e todos que a louvavam retornaram à Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia para a bênção do Santíssimo Sacramento. E o sol, então, saiu forte, se desvencilhando das nuvens para saudar com a luz o dia da Mãe de Jesus da Bahia.