Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 24 de julho de 2024 às 09:16
O primeiro Serviço de Neurocirurgia voltado para epilepsia no Sistema Único de Saúde (SUS) da Bahia foi ianugurado, em julho, no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA). A cirurgia para epilepsia é uma opção quando os medicamentos anticonvulsivantes não conseguem controlar as crises, sendo indicada para pacientes com epilepsia refratária. A unidade terá o primeiro serviço de Alta Complexidade no estado nesta área.
A direção do hospital informou que investiu na área de Neurologia, abriu ambulatórios especializados em epilepsia refratária e criou um laboratório de Video-Eletroencefalograma (Video-EEG), que começou a funcionar na quinta-feira (18). O Video-EEG é um exame em que o paciente fica internado e monitorado por câmeras e eletrodos conectados ao crânio, o que permite a detecção de crises convulsivas.
A direção do hospital informou que o serviço representa um grande avanço e que envolve uma série de profissionais especialistas e investimentos em equipamentos. O Video-EEG está disponível para pacientes acompanhados pelo HGCA, provenientes de vários municípios através da lista unificada do Estado. Em nota, o hospital comentou.
"O primeiro paciente atendido foi do sexo masculino, 37 anos, morador de Valente-Ba, cujas crises convulsivas necessitavam de uma investigação mais profunda, realizada com sucesso pelo exame de Video-EEG. O paciente está agora em casa, sendo acompanhado pelo ambulatório, lúcido e orientado", diz a nota.
Para marcar o início dos trabalhos na instituição, o presidente-eleito da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, Dr. Paulo Henrique Pires de Aguiar, especialista com formação internacional em Cirurgia de Epilepsia, estará em Feira de Santana no dia 2 de agosto para um evento de atualização e capacitação na área, direcionado à equipe médica e multiprofissional do HGCA.