Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 27 de março de 2024 às 21:42
A equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) interceptou 55,8 Kg de mercúrio líquido durante fiscalizações nesta quarta-feira (27). Em fiscalização de um ônibus de turismo, que seguia da Praia Grande, São Paulo, para Heliópolis, Bahia, os agentes descobriram o metal, uma substância altamente tóxica e de comercialização proibida no país, escondido de forma precária no veículo.
Encontrado no compartimento destinado ao repouso do motorista, o metal estava dentro de recipientes plásticos em sacolas comuns sem identificação ou sinalização.
A substância é conhecida por seu uso em atividades de garimpo para a extração de ouro, processo que resulta em severos danos ambientais e riscos à saúde humana, incluindo contaminação de corpos hídricos e acúmulo biológico em peixes e humanos.
Segundo a PRF, o motorista afirmou que não conhecia a natureza do material ou seu destino final, mencionando ainda que havia sido recebido de um serviço de transporte por aplicativo em São Paulo, destinado a uma receptora no interior da Bahia.
A ilegalidade foi evidenciada pela ausência de documentação, tanto para transportar quanto para a própria substancia, e a inexistência de medidas de segurança para o manuseio.
O IBAMA foi acionado pelos agentes para acompanhar e providenciar adicionais para o metal. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Federal local, que tomará as medidas legais cabíveis contra os envolvidos. As autuações foram emitidas referentes ao transporte inseguro e irregular de produto perigoso.