Acesse sua conta

Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Recuperar senha

Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre

Alterar senha

Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.

Dados não encontrados!

Você ainda não é nosso assinante!

Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *

ASSINE

Prefeitura implementa aplicativo para denúncias de violência contra mulher no Festival da Virada

Mulheres podem fazer o cadastro através do WhatsApp

  • Foto do(a) author(a) Carolina Cerqueira
  • Carolina Cerqueira

Publicado em 29 de dezembro de 2024 às 15:52

Adolescente foi vítima de violência sexual
Violência sexual Crédito: Agência Brasil

O Festival Virada Salvador tem, pela primeira vez este ano, o apoio de um aplicativo para que mulheres possam denunciar casos de importunação sexual durante a festa, seja dentro do espaço do evento, nos arredores ou nas linhas de ônibus especiais que estão atendendo o festival. 

O aplicativo leva o nome de NINA e foi desenvolvido pela startup Super NINA. A conexão com o Festival Virada Salvador é fruto de uma parceria entre a empresa e a Prefeitura, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur) e da Secretaria de Políticas para Mulheres e Juventude. 

As mulheres já podem realizar o cadastro no aplicativo, enviando uma mensagem, através do WhatsApp, para o número 85 9 3300-7001. O Whatsapp dialoga diretamente com a pessoa assistida, por meio da Inteligência Artificial.

A denúncia pode ser feita tanto para si como para outra pessoa. A pessoa poderá dar uma referência do local onde está para facilitar a identificação dos envolvidos e a localização do ato. Caso a ocorrência seja dentro do ônibus, a pessoa poderá informar o número de cinco dígitos que identifica o veículo, para que a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) acione as imagens das câmeras internas.

“A Nina vem como uma nova ferramenta para fortalecer toda a nossa ação relacionada ao combate à violência de gênero nos períodos das festas, especialmente Réveillon e Carnaval, na nossa cidade. Ela é importante porque dá à mulher um espaço e uma possibilidade de ter uma denúncia rápida e eficiente e também nos permite que as mulheres tenham mais segurança nas festas populares”, afirma a titular da SPMJ, Fernanda Lordêlo.

O Projeto de cobertura Virada Salvador é uma realização do Jornal Correio com apoio institucional da Prefeitura Municipal de Salvador