Prefeitura fiscaliza entrega de sacolas recicláveis em mercados de Salvador

Nova lei obriga os estabelecimentos comerciais a fornecerem itens

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Publicado em 15 de julho de 2024 às 18:46

Fiscalização Crédito: Divulgação / Codecon 

A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) iniciou a fiscalização em Salvador para garantir o cumprimento da nova lei, que obriga os estabelecimentos comerciais a fornecerem sacolas recicláveis gratuitas e a expor essa informação de forma clara. Os comerciantes que não cumprirem a norma estão sujeitos a penalidades, incluindo notificações e autuações em caso de reincidência, com multas que podem variar de R$900,00 a R$9 milhões. 

No primeiro dia de ação, cinco estabelecimentos foram notificados. A diretora-geral da Codecon, Talita Vilarinho, comentou sobre a fiscalização: “Estamos atuando para garantir o cumprimento da lei em todos os estabelecimentos de Salvador. Além da gratuidade, os lojistas precisam fornecer alternativas recicláveis e que suportem os produtos, para garantir um transporte seguro. É válido ressaltar que as caixas de papelão não podem ser a única opção ofertada. Os consumidores podem nos acionar a qualquer momento através dos nossos canais de denúncia, como o aplicativo Codecon Mobile”, esclareceu.

A ação acontece a partir da vigência da Lei nº 9699/23, alterada pela Lei nº 9817/2024. Agora a legislação obriga os comerciantes a utilizarem sacos e sacolas plásticas recicláveis ou reutilizáveis, conforme as especificações da Norma Técnica NBR 14.937 da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

As informações sobre o peso e o valor suportados, assim como o nome e o CNPJ do fabricante, devem estar impressas na sacola de maneira a atender às especificações da ABNT. Os estabelecimentos também devem exibir placas informativas que declarem a oferta gratuita das sacolas.

Em caso de descumprimento, os consumidores podem acionar a Codecon através dos canais oficiais: aplicativo Codecon Mobile, aplicativo Fala Salvador, site da instituição, portal Fala Salvador ou através da Central de Atendimento Disque Salvador - 156. A Central Municipal de Atendimento ao Consumidor funciona de segunda a sexta-feira em dias úteis, das 8h às 17h, na Rua Chile, nº 3, Centro.