Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Gil Santos
Publicado em 21 de novembro de 2023 às 16:30
Cerca de 3 mil novos aparelhos de ar-condicionado serão comprados pela Prefeitura e integrados à rede pública de ensino em Salvador. O investimento será de R$ 20 milhões e foi anunciado durante o lançamento do Programa Dinheiro Direto na Escola Soteropolitana (PDDES), nesta terça-feira (21). Atualmente, 20% das escolas são climatizadas. A meta é alcançar 100% das 409 unidades, em 2024.
Professores contaram que a temperatura elevada tem deixado as crianças mais irritadas e que o clima também é ruim para os próprios docentes. O prefeito Bruno Reis (União Brasil) disse que a medida vai ajudar a melhorar as condições de ensino.
“Nós estamos comprando R$20 milhões em ar-condicionado, implantando subestações, modificando a rede elétrica das escolas para que todas as salas dos prédios próprios da Prefeitura possam ter salas com ar-condicionado. Além disso, tem todo o investimento em diversas reformas e ampliações e construção de salas para atendimento especializado para crianças com deficiência” disse.
Bruno Reis lembrou que cerca de 80% da rede foi construída, reconstruída ou reformada nos últimos anos, e que 19 novas escolas foram entregues na gestão atual. Serão 50 até o final de 2024. Segundo o titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed), Thiago Dantas, o principal desafio é a adequação da rede elétrica para a implantação dos aparelhos. Alguns prédios terão que fazer a revisão de todo o sistema.
“A climatização é algo importantíssimo para melhorar a condição das aulas, tanto do ponto de vista do professor, quanto do ponto de vista dos alunos. E do ponto de vista da infraestrutura é a medida mais impactante que vamos priorizar no final desse ano e no próximo ano”, afirmou.