Prefeitura anuncia construção de teleférico no Subúrbio Ferroviário

Anúncio foi feito durante a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 2 de fevereiro de 2024 às 11:18

Bruno Reis discursando na Câmara
Bruno Reis discursando na Câmara Crédito: Gil Santos/CORREIO

O prefeito Bruno Reis anunciou durante a abertura dos trabalhos na Câmara Municipal, nesta sexta-feira (2), a construção de um teleférico de cinco quilômetros de extensão no Subúrbio Ferroviário. O equipamento ficará na região do Mané Dendê, no Rio Sena.

Segundo divulgado pelo Alô Alô Bahia, em dezembro passado, a viagem deve durar cerca de oito minutos e o projeto prevê quatro estações: uma no Alto da Terezinha; outra na Suburbana, em Praia Grande; uma terceira em Pirajá; e a última é a estação Campinas de Pirajá, onde fica a mais nova estação do metrô, inaugurada em junho de 2023.

A expectativa é que aproximadamente quatro mil pessoas utilizem o equipamento por dia, com a tarifa incluída no sistema de integração atual. Serão 27 torres de sustentação e 197 cabines, que deverão comportar 10 passageiros por bonde.

O objetivo da Prefeitura de Salvador é que o teleférico retire boa parte do fluxo de pessoas e veículos da BA-528, mas não anule a implantação de outros meios de transporte na região, como o Veículo Leve Sob Trilhos (VLT).

Arena Multiuso

Na oportunidade, o prefeito também anunciou que no dia cinco de fevereiro será publicada a licitação para a construção da Arena Multiuso climatizada. O equipamento será integrado ao Parque dos Ventos, na Boca do Rio, e ficará ao lado do Centro de Convenções Salvador.