Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Elaine Sanoli
Publicado em 11 de novembro de 2024 às 15:18
Um prédio desabou na manhã desta segunda-feira (11), no bairro de Alto de Coutos, em Salvador. Segundo informações do Corpo de Bombeiros, não foram encontradas vítimas sob os escombros da construção.
O caso foi registrado na Rua Jerusalém. A Defesa Civil de Salvador (Codesal), foi deslocada para o local do desabamento, para realizar a vistoria do imóvel durante a tarde.
Após avaliação, a Codesal informou que o prédio de tres andares era uma construção irregular e desabou parcialmente, atingindo a parte do fundo da construção onde funcionava uma academia. Não houve vítimas. Equipes do Corpo de Bombeiros e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) estão no local.
Moradores relataram ter ouvido o estrondo quando a construção começou a desabar. Um deles conta que já havia algum tempo desde que o prédio dava indícios de que poderia ir abaixo. "Saiu desabando, tipo uma trovoada. Eu disse 'Q que é isso?' e tinha um monte de gente aqui. Eu tinha falado ontem com minha mulher que isso ai ia desabar porque só tinha quatro vigas ali", contou à TV Bahia.
Os funcionários haviam saído momentos antes do desabamento e por pouco não foram vítimas. "Fizemos contato com os trabalhadores e, principalmente, com o proprietário do imóvel. Todos eles afirmaram que os trabalhadores que estavam no local já haviam se retirado", disse, em entrevista, o tenente Mauricio dos Anjos, do Corpo de Bombeiros, em entrevista à TV Bahia.
No início da tarde, outra parte do prédio desabou. A área toda foi isolada e moradores dos prédios ao lado da obra desabada foram orientados a deixar o local devido o risco de novos desabamentos.
"A gente está tomando as primeiras providências para afastar as pessoas do risco e tem risco de deslizamento de partes estáveis ainda. Estamos fazendo o trabalho de mapear as áreas de risco para as pessoas se afastarem temporariamente", contou o engenheiro da Codesal, Otto Moutinho.