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Maysa Polcri
Publicado em 24 de novembro de 2023 às 06:00
Passa das 17 horas de uma sexta-feira e tudo que o soteropolitano quer é dar início a curtição do final de semana. Antes disso, precisa enfrentar um obstáculo: o tempo gasto no congestionamento nas principais vias de Salvador. Quando se trata da Avenida Tancredo Neves, então, o problema é ainda maior. Quem nunca olhou para a janela do carro ou ônibus e se perguntou: “Por que esse lugar engarrafa tanto?”. >
Para responder essa pergunta, é preciso olhar para os números. Todos os dias passam pela via mais de 361,3 mil veículos. A avenida é importante ligação para inúmeros pontos da cidade e recebe 30% de toda a frota de veículos da capital, que é de 1,2 milhão de automóveis. No transporte público não é diferente. A cada 10 ônibus que rodam em Salvador, 7 passam pela região, o que representa 1.346 veículos. >
Somado a isso, ainda é preciso levar em consideração a infinidade de empreendimentos da região, que é o centro comercial da cidade. Os horários de pico acontecem nas primeiras horas da manhã e durante o final da tarde, quando muitos trabalhadores voltam para suas casas. >
Não à toa a via é comparada a Avenida Paulista, a mais importante de São Paulo. “Os veículos passam por aqui para levar as pessoas para os diversos cantos da cidade e aí não tem jeito. Há uma concentração enorme de veículos e engarrafamentos intermináveis”, disse o prefeito Bruno Reis, durante a inauguração de uma nova ligação que pretende reduzir em 60% o tempo de deslocamento na Avenida Tancredo Neves. >
Apesar de a localidade figurar como uma das mais importantes da cidade, nem sempre foi assim. O Centro Histórico da cidade, que hoje sofre com o abandono de imóveis, era o bairro onde estavam concentradas as grandes empresas e o comércio de Salvador. >
O cenário só começou a se inverter a partir da década de 70, quando as atividades comerciais da cidade começaram a se deslocar para outros pontos. Um dos grandes marcos dessa virada de chave foi a inauguração do atual Shopping da Bahia, em dezembro de 1975. >
“Quando outros centros de comércio, lazer e economia começam a ser desenvolvidos em Salvador, como a região do Iguatemi e da Tancredo Neves, o Centro Histórico começa a ser prejudicado”, explicou o historiador Rafael Dantas em entrevista anterior ao CORREIO. >
Driblar os problemas causados pelo fluxo intenso de veículos não é tarefa fácil, uma vez que a frota aumenta a cada ano na cidade. Após a inauguração do novo pontilhão que liga a Avenida Tancredo Neves a Avenida Luís Viana Filho (Paralela), outras seis novas obras devem ser entregues até outubro de 2024. >
“Essas seis grandes obras estão em execução e ainda existem outras sendo estudadas. Realizamos um esforço permanente para buscar soluções para o trânsito da cidade”, diz Bruno Reis, prefeito de Salvador. >