Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Policlínicas de Narandiba e Escada recebem ação de doação de sangue; saiba como participar

Segundo a Fundação Hemoba, os estoques estão críticos para todos os tipos sanguíneos

  • Foto do(a) author(a) Monique Lobo
  • Monique Lobo

Publicado em 11 de fevereiro de 2025 às 20:35

Hemóvel
Hemóvel Crédito: Mateus Pereira/GOV BA

O Hemóvel vai estar estacionado na Policlínica de Narandiba, nas próximas segunda (17) e terça-feira (18), e na Policlínica de Escada, nos dias 19 e 20, sempre das 8h às 17h.

A ação faz parte da campanha Fesf na Veia, lançada pela Fundação Estatal Saúde da Família (Fesf-SUS) e a Fundação Hemoba, para reforçar o estoque de sangue para o Carnaval, período que historicamente registra uma queda significativa nas doações.

Para participar, basta ter entre 16 e 69 anos (com consentimento para menores de idade), pesar mais de 50 kg, estar em boas condições de saúde e apresentar um documento oficial com foto. No dia da doação, o voluntário deve evitar jejum, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, não fumar por pelo menos duas horas antes e ter dormido pelo menos seis horas na noite anterior.

A iniciativa tem como público-alvo os trabalhadores da FESF, pacientes das policlínicas e a comunidade em geral, buscando mobilizar a solidariedade em torno da doação de sangue. “Doar sangue é um ato de cuidado com o próximo. Campanhas como essa são essenciais para garantir que os estoques estejam prontos para atender quem precisa, seja em situações de emergência ou tratamentos contínuos”, ressaltou Milena Pamponet, diretora de Gestão Hospitalar da Fesf.

Com a proximidade da folia momesca, aumenta a demanda por bolsas de sangue nos serviços de saúde, enquanto o número de doações tende a diminuir. Segundo a Hemoba, os estoques estão críticos para todos os tipos sanguíneos, reflexo do aumento das solicitações hospitalares e da queda no número de voluntários neste início de ano. “As campanhas de doação de sangue, como está feita em parceria com a Fesf, são de grande importância para a Hemoba, principalmente, porque dependemos da captação voluntária dos doadores. A expectativa é que haja uma grande mobilização de voluntários à doação, motivados pelo desejo de ajudar salvar vidas”, declarou Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba.