Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Wendel de Novais
Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 06:42
Já chega a 265 o número de criminosos presos no início da manhã desta quinta-feira (12) em Salvador, na Região Metropolitana (RMS) e em diversas cidades baianas. Desses suspeitos, 183 tiveram os mandados de prisão cumpridos. Os denunciados foram alvos de uma nova fase da Operação Unum Corpus, deflagrada pela Polícia Civil através dos Departamentos de Polícia do Interior (Depin) e de Polícia Metropolitana (Depom).
De acordo a PC, a operação ocorre com o objetivo de desarticular grupos envolvidos em crimes violentos e cumprir centenas de mandados de prisão e de busca e apreensão. Por isso, entre os principais alvos da ação, estão líderes de grupos criminosos responsáveis por tráfico de drogas, homicídios, latrocínios e feminicídios. A polícia destaca, inclusive, a prisão de um suspeito na cidade de Itambé, no sudoeste da Bahia.
Além de atuar na cidade, que fica a 56 km de Vitória da Conquista, o preso é apontado como liderança de uma facção que atuava na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia, praticando crimes como tráfico de drogas e homicídios em áreas de garimpo. Cerca de mil policiais participam da ação coordenada no interior e na capital.
Somando as 13 fases anteriores da Unum Corpus, a operação resultou na prisão de mais de 2.539 suspeitos, na apreensão de 420 armas de fogo e no cumprimento de mais de 2.211 mandados de busca e apreensão. A ação conta com o apoio estratégico do Departamento de Inteligência Policial (DIP), que utiliza tecnologias avançadas para identificar e monitorar as ações de criminosos.