Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Larissa Almeida
Publicado em 28 de dezembro de 2024 às 16:41
Às vésperas do Réveillon, 239 mil unidades de fogos de artificio que estavam irregulares e fora do prazo de validade foram apreendidos durante a Operação Girândula, que ocorreu na BR 101, entre os municípios de Santo Antônio de Jesus, Sapeaçu e Cruz das Almas e teve o objetivo de combater o comércio irregular desses materiais.
Três empresas foram identificadas vendendo os fogos de artificio de maneira irregular. Elas foram localizadas por equipes da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), da Coordenação de Fiscalização de Produtos Controlados (CFPC) em conjunto com a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) na quinta-feira (26) e sexta-feira (27).
Segundo a Polícia Civil, foi identificado que nos estabelecimentos existiam produtos sem as especificações técnicas, como ausência de rótulo, data de fabricação e origem. Foram encontrados também fogos artesanais comercializados de forma ilegal.
Os responsáveis responderão pelo crime de comercializar mercadoria imprópria para consumo e os estabelecimentos foram autuados administrativamente pela CFPC e pelo Procon. Já os materiais irregulares foram apreendidos e serão periciados.