Polícia Civil usa ferramenta do Facebook para mostrar jovens desaparecidos

Dados são divulgados para usuários próximos ao local onde as crianças e adolescentes foram vistos pela última vez

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2024 às 21:56

Primeira publicação da Polícia Civil usando a ferramenta Crédito: Divulgação

O desaparecimento de Wendel Cerqueira Oliveiras Júnior, de11 anos, visto pela última vez no bairro da Barra, Salvador, foi a primeira publicação da Polícia Civil da Bahia no Amber Alert Brasil, nesta segunda-feira (7). As informações foram divulgadas no Facebook e Instagram, para as pessoas com perfis nessas plataformas digitais, num raio aproximado de 160 km de distância do local onde foi visto pela última vez.

O Projeto Amber Alert Brasil é um acordo de cooperação entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) com a empresa de tecnologia social Meta, para auxiliar na localização de crianças e adolescentes em situação de risco.

A tecnologia permite a realização de alertas, com informações de crianças ou adolescentes desaparecidos e em situação de risco iminente de lesão corporal grave ou morte, ocorridos no prazo máximo de 72 horas.

Os informes são repassados pelas redes sociais Facebook e Instagram, por meio do feed - publicações sugeridas - para as pessoas com perfis nessas plataformas digitais, num raio aproximado de 160 km de distância do local onde o desaparecido foi visto pela última vez.

A inclusão do cadastro do desaparecimento é feita pelo MJSP, que recebe a solicitação do Laboratório de Inteligência Cibernética (Ciber-Lab) do Departamento de Inteligência Policial (DIP) da Polícia Civil, após informações registradas em Delegacias.