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Priscila Natividade
Publicado em 12 de dezembro de 2024 às 14:11
Faltam um pouco mais de 20 dias para o ano terminar. Dezembro traz com ele o Natal. E com o Natal, chega também o final de ano e toda a temporada de comemorações: é papelzinho que não acaba de tanto amigo secreto (amigo havaiana, amigo chocolate, amigo ladrão), confraternização do trabalho, 'confra' da galera, ceia com parente, resenha com vizinho, último churrasco do ano e por aí vai.
Entre um brinde e outro, uma fofoca aqui e ali, com certeza, vai ter resenha para comentar o ano que vem inteiro depois daquele que saiu da festa junto com o pessoal da limpeza. Só não vai dar para se fazer de distraído e dizer que quem te viu mentiu. E está tudo bem. Pelo menos até chegar o dia da festa na firma. Mas o que pode dar errado quando eu sou convidado para uma festa na empresa?
Bom, quem responde essa pergunta é a especialista em Inteligência Emocional e Comportamental, Carla Elage, autora do livro ‘Agora Você Pode’: “Na verdade, pode dar tudo certo, mas as pessoas esquecem que existe um comportamento corporativo que a gente tem que manter, independente de ser festa de final de ano, e a bebida é um ponto que é crucial nisso. As pessoas acabam passando do ponto, falam o que elas não devem. Contam coisas delas ou dos outros que não poderiam. A questão é que isso pode cair em uma rede social e quando ela é marcada em um post, isso pode ser muito negativo”.
Carla Elage
especialista em Inteligência Emocional e ComportamentalNão é mais uma novidade que todas as empresas que vão fazer contratações buscam o LinkedIn, Instagram, TikTok e o Facebook de seus candidatos. “Hoje, as redes sociais são uma ferramenta de contratação. Quem são os amigos dessa pessoa, o que ela posta, como ela posta, se ela posta que bebe demais, se ela não tem limite para as coisas ou se ela é uma pessoa mais contida, mais concisa. Se ela posta características culturais dela, se gosta de ir ao cinema ou ao teatro, tudo isso conta e você é o responsável pelas suas redes sociais. Então, muito cuidado com aquilo que você mostra para os outros, mesmo nas postagens que duram 24 horas”, orienta.
As empresas também não fazem festas de confraternização por um acaso ou só porque são divertidas, como acrescenta a especialista. “Sim, essas festas são uma delícia. Mas todo mundo fica de olho em todo mundo - você viu que fulano bebeu demais, está falando besteira ou não sei o quê. As empresas - felizmente ou infelizmente - acabam usando esses eventos para avaliar. Se, por exemplo, existe uma vaga e tem duas pessoas, quem vai pular para o próximo degrau é aquela que tem o comportamento que condiz mais com o cargo e com a empresa. Além disso, todas as pessoas que estão lá dentro são competidores, pessoas que podem te ajudar ou te prejudicar”.
Pode postar tudo que acontece na festa da firma? Carla destaca ainda cinco alertas sobre posts em redes sociais que parecem inocentes, mas podem comprometer sua carreira. Confira.
1.Hora do brinde
O primeiro deles é postar fotos e vídeos em sequência mostrando o quanto você está bebendo demais, principalmente aquele em que você empilha latinhas ou coleciona long necks. Vale também configurar suas redes sociais para aprovar antes marcações e collabs.
2. 'Hoje só amanhã'
O segundo post é aquele em que você prova e comprova que ‘perdeu as estribeiras’ com a bebida. Não fala coisa com coisa, vomita, passa mal, é carregado pelos colegas de escritório, tomou todas e mais um pouco.
3. Dress Code
Todo mundo tem liberdade para vestir o que quiser e onde for, mas em festas do trabalho, evite looks que mostrem muito o corpo ou com decotes extravagantes. Vale o mesmo para homens com relação a camisas muito desabotoadas.
4. 'Não deixe para fazer amanhã o que você pode fazer agora'
Festa animada, clima de fim de ano e você resolve fazer justamente na festa da firma aquilo que não fez o ano todo. Enfim, pense bem. E mais ainda se for postar algo ou se alguém por perto estiver com a câmera do celular bem atenta.
5. E o quinto post, mas não menos importante
Não vá falar mal da empresa ou das pessoas com quem você trabalha. No fim do ano, a gente acaba se libertando, que 2024 vai embora e está tudo certo. Mas as pessoas acabam seguindo e vendo o que você posta. Muitas vezes, esses posts podem te prejudicar, mesmo que ele saia do ar em 24 horas.