Acesse sua conta
Ainda não é assinante?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso assinante!
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

PMs são presos por execução de rendidos e alteração de cena do crime pela 2ª vez

Três agentes são investigados pela morte de Kailan Oliveira de Jesus

  • Foto do(a) author(a) Wendel de Novais
  • Wendel de Novais

Publicado em 1 de abril de 2025 às 20:55

MPBA e SSP deflagraram três operações contra policiais militares Crédito: Divulgação

Três policiais militares foram presos na cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, após o Tribunal de Justiça (TJ-BA) acatar um recurso movido pelo Ministério Público (MP-BA) contra a decisão da Vara Criminal de Jequié pela soltura dos três. Os PMs foram presos na segunda-feira (31) e são investigados pela morte de Kailan Oliveira de Jesus, 20 anos, em ação policial. A princípio, os agentes alegaram que houve resistência, mas indícios apontam invasão da casa, execução do jovem rendido e alteração da cena do crime.

Essa é a segunda vez que os policiais foram presos, já que tinham sido alvos da Operação Choque de Ordem, que apurava o caso de Kailan, morto em maio do ano anterior. A ação ocorreu em paralelo com outras duas que também apuraram suspeitas de homicídios em intervenções de PMs em Jequié. Nas três operações, oito policiais foram alvos. Simulacros de arma de fogo, armas, munições, dinheiro, celulares, aparelhos eletrônicos, balança de precisão, drogas e objetos de interesse das investigações foram apreendidos.

Uma das operações, denominada Anunciação, tem por objeto a investigação das circunstâncias da morte de Joelson Macedo dos Santos Gomes, ocorrida em fevereiro de 2023. A operação Faxina visa elucidar a morte de Eric Pereira Maciel, em janeiro de 2024.

Em todos os três casos, óbitos foram registrados inicialmente como mortes decorrentes de intervenção policial por resistência armada das vítimas.

As operações realizadas de forma integrada pelo MP-BA, por meio dos grupos de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp) e de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), e pela Secretaria de Segurança Pública (SSP), através da Corregedoria da Polícia Militar e da Força Correcional Especial Integrada da Corregedoria Geral (Force).

As investigações estão a cargo do Geosp, e as diligências realizadas irão contribuir para a conclusão das apurações e responsabilização criminal dos envolvidos.