PMs envolvidos em ação que terminou com 8 mortos em Itatim são afastados; MP investiga execução

Operação Sangue Oculto cumpriu 12 mandados de busca e apreensão nesta sexta-feira (7)

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 7 de junho de 2024 às 08:37

Operação foi deflagrada pelo Gaeco
Operação foi deflagrada pelo Gaeco Crédito: Divulgação/MP

Os policiais militares envolvidos na morte de oito pessoas durante uma abordagem policial na cidade de Itatim, em julho de 2023, foram afastados de suas funções. A Operação ‘Sangue Oculto’, deflagrada nesta sexta-feira (7), cumpre 12 mandados de busca e apreensão.

A investigação do Ministério Público constatou a existência de fortes indícios de que as vítimas foram executadas, havendo inclusive indicação de que a cena do crime teria sido alterada. Inicialmente, o caso foi tratado como uma abordagem policial com suposto confronto e troca de tiros entre as vítimas e os policiais envolvidos, mas as provas técnicas e pericias colhidas durante a investigação revelaram as reais circunstâncias do fato.

A operação apreendeu aparelhos celulares, documentos e armas, nos municípios de Salvador, Feira de Santana,Itaberaba, Iaçu e Castro Alves. Segundo o MP, a análise do material apreendido hoje contribuirá com a investigação e responsabilização dos oito policiais militares.

A Operação foi deflagrada pelo Ministério Público estadual, por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e do Grupo de Atuação Especial Operacional de Segurança Pública (Geosp), juntamente com a Força Correicional Especial Integrada da Corregedoria Geral da Secretaria da Segurança Pública (Force) e com a Corregedoria da Polícia Militar (Correg).