Plataforma tem 12° edição do Projeto Ser Livre, que leva ações sociais de bem-estar e beleza à comunidade

Projeto tem iniciativa de três líderes religiosos do bairro

  • Foto do(a) author(a) Bruno Wendel
  • Bruno Wendel

Publicado em 21 de setembro de 2024 às 14:17

Plataforma tem 12° edição do Projeto Ser Livre, que leva ações sociais de bem-estar e beleza à comunidade Crédito: Bruno Wendel/CORREIO

"Uma tradição de amor ao próximo", define o Projeto Ser Livre, o garçom Jackson Santos Conceição, um dos coordenadores do evento, que, neste sábado (21), completa 12 anos de realizações no bairro de Plataforma. A ação social começou às 8h, oferecendo gratuitamente à população cortes de cabelo, manicure, design de sobrancelha, massagens, serviços de odontologia e outros.

"É muito gratificante. A gente que já está numa certa idade tem que se cuidar, né? Não pode vacilar. Então, a gente aproveita isso aqui pra ver como está a saúde. Graças a Deus, estou bem", diz o aposentado Antônio dos Santos, 70 anos, logo após aferir a pressão.

"Estou achando uma maravilha", avalia a dona de casa Edna dos Santos, 50. "É muito bom para a comunidade ter acesso a isso tudo. Eu já dei um trato no cabelo e, daqui a pouco, vou fazer o pé e a mão. Se der tempo, ainda vou para a massagem", diz ela, sorridente.

O Projeto Ser Livre, iniciativa criada por três líderes religiosos do bairro, disponibiliza o dia inteiro de ações de bem-estar e beleza para os moradores da localidade. "Há 12 anos começamos com toldo. Hoje são nove, além de quatro banheiros químicos para atender todos que estão presentes. Graças a Deus a comunidade abraça. Virou uma tradição", declara Jackson. Segundo ele, são esperadas até 480 pessoas. 

A partir das 14h o espaço é dedicado à garotada. "A gente junta todas as crianças e faz uso da palavra do Senhor. Depois faremos as brincadeiras, seguida da entrega de guloseimas. Após tudo isso, todas receberam um brinde", explica o coordenador do projeto.

Entre os voluntários do Projeto Ser Livre está um grupo de Fortaleza (CE). "É uma experiência muito enriquecedora. É a minha primeira vez aqui", declara o pastor Ricardo Pimenta, que veio acompanhando da mulher, Cecília Pimenta.

"Nós temos um projeto parecido com este lá e essa troca de experiência é muito boa. Isso também é disseminar o Evangelho", pontou. "Deus age de forma diferente. Aqui é um reino expandido da palavra Dele. Não importa a placa, ou seja, não importa a igreja. Jesus é o comando geral e nós estamos aqui", emenda Ana Cruz.

Já à noite, haverá distribuição de cestas básicas, a partir das 18h, seguido de uma celebração religiosa, que contará com louvor e adoração. Tudo isso em pranchão elétrico.

"Teremos muitas atrações do gospel, como Nara Costa, Cleiton Cerqueira, vai ser muito bom. O evento é em Plataforma, mas a gente sabe que pessoas de outras comunidades vêm também e todas são-vindas", finaliza Jackson.