PF destrói mais de 60 mil pés de maconha no norte da Bahia

Homem foi preso por tráfico de drogas durante operação

  • Foto do(a) author(a) Da Redação
  • Da Redação

Publicado em 28 de junho de 2024 às 14:21

Plantio de maconha na Bahia
Plantio de maconha na Bahia Crédito: Divulgação

A Polícia Federal destruiu aproximadamente 61 mil pés de maconha no município de Andorinha, no norte baiano, na quinta-feira (27). A erradicação fez parte de uma ação integrada Policia Militar, pela Operação Terra Livre.

Durante as buscas, um homem foi preso em flagrante portando pequena quantidade de maconha pronta para o consumo. Ele estava em uma casa no interior da propriedade. No mesmo local, havia três armas de fogo e munições.

O suspeito responderá por tráfico de drogas, associação para o tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido. Os crimes possuem penas máximas que, se somadas, podem chegar a 29 anos de prisão.

Os plantios foram localizados através de levantamentos realizados das corporações em uma área com cerca de 7.100m². O ciclo produtivo da cannabis é monitorado pelos policiais federais e novas ações são realizadas nos períodos próximos à colheita, coibindo, assim, a finalização do cultivo. A persistência das ações de erradicação de plantios de maconha tem como efeito direto a diminuição da oferta de maconha no mercado consumidor.

Com essas operações consecutivas, as Polícias Federal e Militar buscam o desabastecimento dos pontos de venda de droga nos estados da Região Nordeste.