Receba por email.
Cadastre-se e receba grátis as principais notícias do Correio.
Da Redação
Publicado em 25 de julho de 2024 às 16:51
A Polícia Federal deu início à Operação Sapajus II, na manhã desta quinta-feira (25), na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Mandados judiciais foram cumpridos em decorrência da investigação relativa ao tráfico de animais em Camaçari.
A investigação teve início quando se descobriu que um animal silvestre do gênero Sapajus (macaco-prego) estava sendo criado em uma residência de Camaçari, acobertado com documentação falsa. Equipes da Polícia Federal cumpriram cinco mandados de busca e apreensão expedidos pela 2ª Vara Federal da Seção Judiciária da Bahia, em endereços relacionados aos vendedores do animal.
No decorrer da apuração, a PF identificou que o animal é procedente do Rio de Janeiro, tendo sido comercializado e transportado para a Bahia de forma fraudulenta.
Os investigados pela comercialização do primata poderão responder pelos crimes de tráfico de animais, associação criminosa e falsificação de documento público.
A criação de animais silvestres somente é permitida quando adquiridos de criadores comerciais registrados no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que possuam Cadastro Técnico Federal (CFT) e autorização no Sistema Nacional de Gestão de Fauna (SisFauna).